Vice-governadora recebe representante do Ministério da Mulher

VICE-GOVERNADORA apresentou o Programa Agenda Mulher à secretária nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente Petrúcia de Melo.

 

A vice-governadora do Estado, Jaqueline Moraes, recebeu, na tarde desta quarta-feira (16), em seu gabinete, no Palácio da Fonte Grande, em Vitória, a secretária nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, Petrúcia de Melo Andrade. Em agenda no Espírito Santo, a secretária veio conhecer mais detalhes do Programa Agenda Mulher.

Jaqueline Moraes, apresentou o programa, que é coordenado pela Vice-Governadoria e tem o objetivo dar visibilidade e fortalecer as mulheres, através do empreendedorismo, oferecendo desde formações e qualificações profissionais diversificadas até o empreendedorismo emocional.

Na oportunidade, a vice-governadora pediu à representante do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) um olhar especial e apoio do Governo Federal para estes programas voltados paras as políticas públicas para as mulheres no Espírito Santo.

Respondendo pela Secretaria de Direitos Humanos (SEDH), a subsecretária Administrativa e Financeira, Maria Luiza Grillo Cabral, também participou do encontro.

Direitos da Criança e do Adolescente

No encontro, Petrúcia de Melo Andrade apresentou os programas e projetos que existem na pasta, que é ligada ao MMFDH, afirmando que as prioridades do órgão incluem trabalhar na prevenção à violência autoinfligida e seus desdobramentos (automutilação e suicídio), violência sexual contra crianças e adolescentes e na prevenção da gravidez não intencional.

A secretária ressaltou a importância de implantação de políticas públicas para a proteção das crianças e adolescentes, em especial àqueles com idade entre 12 e 14 anos; o fortalecimento dos Conselhos de Direitos de Crianças e Adolescentes; dar continuidade à política de equipagem de Conselhos Tutelares, e a criação de políticas públicas territorializadas, respeitando as peculiaridades geográficas, culturais e econômicas do País.

Ela apresentou ainda diversos projetos da Secretaria, entre eles o “Abraço Marajó”, no Pará, e o de “Mãos Dadas”, na Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro. Os programas atendem crianças em situação de vulnerabilidade.

Agenda Mulher

Jaqueline Moraes destacou o objetivo do programa Agenda Mulher de garantir a igualdade de gênero. “É privado para muitas mulheres o acesso a cursos, palestras entre outros serviços que venham realmente ao encontro de suas necessidades. E é, justamente, nesta falta de um conhecimento mais profundo sobre essas necessidades que queremos atuar com ações decisivas para o sucesso dessas mulheres empreendedoras”, explicou.

A vice-governadora destacou a importância do programa. “A missão é alinhar a participação conjunta do Governo do Estado e outros parceiros, como a sociedade, a academia, o setor produtivo, entre outros, para incentivar o empreendedorismo feminino, cada vez, mais instrumentalizados dando oportunidade às mulheres de empreenderem mais e melhor dentro de seus propósitos e recursos”, destacou.

O Programa conta com os seguintes projetos: Elas no Campo e na Pesca, QualificarES Mulher, Criativa, Empenhadas, Mulheres (In)Formadas, Corte de Lovelace, Empreendedorismo Feminino ES, Bolsa Atleta, Empoderamento da Mulher com Deficiência, Linhas de Crédito para Mulheres Empreendedoras, Observatório de Políticas para as Mulheres, D’elas, Oficina Pense Grande, Cidadania e Empreendedorismo, Aplicativo Agenda Mulher.