Veículos de comunicação capixabas se organizam em associação para oferecer informação de qualidade

VITÓRIA – Atualmente, é de forma acelerada e dinâmica que as notícias e fatos se propagam e, infelizmente da mesma forma, pessoas usam as redes sociais e veículos com intenções obscuras propagando mentiras, as famosas fake news. Por isso, diversas empresas que encabeçam veículos de imprensa no Espírito Santo, resolveram se organizar para atuar de forma dinâmica acompanhando a velocidade da tecnologia sem deixar de lado o compromisso com a verdade e o jornalismo sério.

Veículos de comunicação capixabas se organizam em associação para oferecer informação de qualidade

Veículos de comunicação capixabas se organizam em associação para oferecer informação de qualidade

No último dia 02 de fevereiro, representantes de algumas dessas empresas estiveram reunidos em um bate-papo online, para trocar ideias e iniciar os trabalhos de constituição da Associação Capixaba de Imprensa(ACIM).

A partir do encontro realizado de forma virtual outras pessoas se juntaram ao projeto, o que resultou na união de mais de vinte empresas ligadas à veículos de comunicação, com portais de notícias, jornais e rádios.

Uma comissão provisória foi criada e já está conduzindo os trabalhos de formação da associação que unirá os veículos de imprensa com o objetivo de construir junto com as lideranças do ES, planos de trabalho que contribuam de forma positiva para a sociedade.

A comissão ficou constituída por quatro representantes dos quais Gutemberg Souza (Rede LeR) foi escolhido presidente. “Um dos grandes desafios da imprensa é buscar com precisão o direito à informação, divulgando assuntos, cujo enfoque particular, sejam significativos para a informação da opinião pública”, afirmou. Participam ainda da comissão provisória, Marcos Antônio Burgarelli (Página Extra Comunicação), João Vitor Rezende (Rede Estado) e Fabiano Peixoto (Capixaba News).

Nos próximos dias o site da ACIM entra no ar, e lá, será apresentada a relação de associados, veículos de comunicação, estatuto e todas as informações relativas à associação estarão disponíveis.

Como primeira atividade, a Comissão Provisória está fazendo o chamamento do maior número de veículos de comunicação capixabas para participar da iniciativa. A Associação está aberta para os veículos de comunicação que compartilham da mesma linha de pensamento para uma imprensa que visa construir e contribuir com a sociedade, utilizando da comunicação séria para isso.

Um encontro presencial deve ser marcado ainda no primeiro semestre deste ano, para melhor organização da ACIM, com debates e palestras para compartilhamento de conhecimento alinhamento de trabalho entre as empresas e formas de como trabalhar o jornalismo com os avanços da comunicação.

“A ideia é excelente. Organizados vamos trabalhar pela propagação de jornalismo de verdade e quem vai ganhar é a sociedade” disse Luscivani Lopes do Portal SBN, veículo que atua no norte do ES e Sul da Bahia.

PRIMEIROS PARTICIPANTES DA NOVA ASSOCIAÇÃO

Andressa Bergamaschi (EM DIA ES) Linhares\ES

Beatriz Fontoura (MIRANTE 1) Iconha\ES

Billy Baldo (CORREIO 9) Nova Venécia\ES

Claudiana Venâncio (NOROESTE NEWS) Nova Venécia\ES

Edimilso Venturim (CORREIO DO POVO) Nova Venécia\ES

Fabiano Peixoto (CAPIXABA NEWS) Anchieta\ES

Fabiano Peixoto(ES AGORA) Marataízes\ES

Felipe Pinheiro (EXPRESSO CAPIXABA) Rio Bananal\ES

Fernando Favoretto (REDE OC) Vila Valério\ES

Fernando Favoretto (O CONTEXTO) Vila Valério\ES

Gutemberg Souza (PANORAMA CAPIXABA) Guarapari\ES

Gutemberg Souza (GUTENBERGCOMVC) Anchieta\ES

João Vitor Rezende (ESTADO DO ESPÍRITO SANTO) Piúma\ES

Lucineide Rezende (JORNAL ATUAL-JA) Piúma\ES

José Luiz Mazolini (CORREIO CAPIXABA, GRUPO MAZOLINI) Vitória\ES

Luscivani Lopes (PORTAL SBN) São Mateus\ES, Teixeira de Freitas\BA

Manoel Alves (IMPRENSA CAPIXABA) Guarapari\ES

Marcos A. Burgarelli (PORTAL EXTRA) São Gabriel da Palha\ES

Michel Barth (COLATINA NOTÍCIAS) Colatina\ES

Natanael Cordeiro(NORTE NOTÍCIAS) Montanha\ES

Neuremberg Souza (ES NOSSO) Serra\ES

Neuremberg Souza (O GUARANY) Aracruz\ES

Rony Mothé (PORTAL DE NOTÍCIAS 24H) Cachoeiro\ES

Tiago Quirino (CONEXÃO CAPIXABA) Barra de São Francisco\ES

Vânia Vasconcellos(RADAR REGIONAL) Marataízes\ES.