Variedade de milho desenvolvida pelo Incaper tem boa adesão no Estado

Para adquirir as sementes, além da distribuição em eventos, os interessados podem fazer a solicitação no Centro Regional de Desenvolvimento Rural (CRDR) Centro Serrano do Incaper. 

 

Nesta sexta-feira (24) comemora-se o Dia Internacional do Milho. Em dezembro de 2018, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural(Incaper) lançou o “ES-204 Imperador”, cultura apresenta elevada importância na agricultura familiar e é de grande utilidade na alimentação humana e na produção orgânica certificada de ovos, leite e carne. Depois de aproximadamente um ano e meio do lançamento, como foi a adesão à variedade?

“Já tivemos uma grande procura pelas sementes. Entre distribuição em eventos e as demandas, mais de 500 kits de sementes do milho Imperador já foram doadas”, explicou o pesquisador do Incaper, JacimarLuis de Souza.

Ele mostrou ainda o que faz o cultivo do “ES-204 Imperador” ser vantajoso. “É uma semente de milho crioulo, que permite a sua multiplicação, além de ser uma variedade com uma excelente capacidade de produção e que possui uma coloração diferente das demais”, afirmou

Para adquirir as sementes, além da distribuição em eventos, os interessados podem fazer a solicitação no Centro Regional de Desenvolvimento Rural (CRDR) Centro Serrano do Incaper. O kit de sementes é gratuito.

A variedade ES-204 Imperador é uma cultivar obtida pelo Incaper por meio de diferentes estratégias de melhoramento genético. Os trabalhos foram iniciados em 1984. Foram realizados três ciclos de seleção e, em 1986, essa população foi lançada com a denominação “Emcapa-201”, como a primeira variedade melhorada de milho para o Espírito Santo. Os trabalhos de seleção em condições normais de cultivo e sem irrigação continuaram até 1990. Foi quando a variedade foi introduzida no sistema de cultivo orgânico, na Unidade de Referência em Agroecologia do Incaper, na Região de Montanhas do Espírito Santo. Lá, foi submetida a 28 anos de seleção. Como resultado desse trabalho contínuo, obteve-se a variedade “ES-204 Imperador”.

Uma das grandes vantagens do Milho Imperador é o patamar de produtividade. A variedade chega a produzir mais de oito toneladas de grãos secos por hectare. Além da alta produtividade, o milho possui boa estabilidade de produção, bom empalhamento de espiga, tolerância às principais doenças foliares e de grãos e ao acamamento e quebramento de planta.

Além do milho Imperador, o Incaper já desenvolveu diversas outras variedades, como por exemplo:

‘EMCAPA 201’

Primeira variedade de milho oriunda de um trabalho de melhoramento a ser lançada no Espírito Santo, a ‘Emcapa 201’ respondeu a uma demanda por variedades melhoradas de milho mais rústicas, mais produtivas, precoces e de porte mais baixos que os materiais até então comumente plantados no Estado. Outra vantagem é o fato de que essa variedade possibilita que os agricultores utilizem as sementes colhidas de seu campo para o próximo plantio.

‘EMCAPA 301’

O plantio de variedades locais degeneradas por sucessivos cultivos e utilização de sementes de híbridos impróprias para o tipo de agricultor que predomina no Estado eram um dos principais fatores que acarretavam a baixa produtividade média da cultura de milho no Espírito Santo. A cultivar lançada pelo Incaper se destacou por apresentar ampla adaptação, estabilidade de produção e características agronômicas superiores às variedades lançadas no Estado até aquele momento, mostrando-se adequada para produtores que adotavam baixa ou média tecnologia e que poderiam utilizar a semente colhida de seu campo para os próximos plantios.

‘EMCAPA 202 OURO-VERDE’

A variedade ‘Emcapa 202 Ouro-Verde’ foi desenvolvida pelo Incaper e mostrou-se 17% mais produtiva do que a variedade que a antecede (‘Emcapa 201’). Apresenta boa estabilidade de produção, adaptabilidade, bom empalhamento e sanidade de espiga, tolerância à seca e baixa percentagem de quebramento de plantas e de espigas, sendo uma variedade adequada para produtores de baixo e médio nível tecnológico e econômico. Por ser uma planta mais rústica, oferece menor custo de sementes em comparação aos híbridos de linhagens. Outra vantagem para o produtor é que a semente pode reutilizada em plantios subsequentes.

‘CAPIXABA INCAPER 203’

Fruto de quase duas décadas de pesquisa, a ‘Capixaba Incaper 203’ apresenta alta produtividade, boa estabilidade de produção, tolerância às principais doenças foliares e de grãos, à seca e ao acamamento e quebramento de plantas. Suas sementes podem ser reutilizadas em plantios subsequentes. Sua cor avermelhada leva à produção de alimentos mais apreciados pelos consumidores.