The news is by your side.

Tronco centenário é encontrado soterrado em cais em Conceição da Barra

Tronco centenário é encontrado soterrado em cais em Conceição da Barra, O tronco de uma árvore centenária foi encontrado soterrado no Cais de Conceição da Barra, nesta quarta-feira (09). O objeto foi localizado durante uma escavação para retirar uma árvore condenada do local.

Segundo o historiador e técnico da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Salomão da Silva Pinto, a descoberta é muito importante, pois ajuda a contar o ciclo madeireiro vivido na cidade.

Tronco centenário é encontrado soterrado em cais em Conceição da Barra
Tronco centenário é encontrado soterrado em cais em Conceição da Barra

Durante o transporte, era comum algum tronco se perder e deve ter sido o que aconteceu com a madeira que estava soterrada, de acordo com Salomão. Ele ainda lembrou que, em julho de 2015, outro tronco centenário foi localizado enterrado em uma praia de Conceição da Barra.

“Foi uma surpresa encontrar mais um tronco, ele estava abaixo da raiz da árvore que era retirada do cais. Essa descoberta é importante, pois é um memorial do ciclo madeireiro do nosso município. Inclusive, um galpão onde funcionava uma serraria está sendo restaurado e será feito um museu madeireiro no local. Temos aqui uma réplica da Maria Fumaça que funcionava na época e ela também será levada ao museu”, detalhou.

A previsão é que o museu madeireiro seja inaugurado no primeiro semestre de 2020.

Gazetaonline

você pode gostar também
Comentários
Loading...