error: O conteúdo está protegido !! Compartilhe
A18a4fd91a4d81dccf1abc73e5afc150

Setor de supermercados é responsável por mais de 40 mil empregos diretos


Levantamento realizado pela Associação Capixaba de Supermercados (Acaps) aponta que o Espírito Santo conta com 1.563 lojas em seus 78 municípios. A pesquisa mostra ainda que o setor é responsável por 40.660 empregos diretos. A estimativa total, quando incluídos os empregos indiretos proporcionados a partir da atividade supermercadista, chega a 120 mil trabalhadores.

Os dados integram o projeto Acaps Itinerante, que percorreu os municípios entre março de 2018 e julho deste ano, para coletar informações nos estabelecimentos de pequeno, médio e grande porte. De acordo com o censo, as lojas físicas totalizam 725.299 metros quadrados de área de vendas e 6.277 checkouts ao todo.

O presidente da Acaps, João Falqueto, ressalta que os dados mostram a existência de um expressivo investimento dos empresários em novos empreendimentos, com foco tanto na ampliação física quanto na modernização das lojas. “Somente no ano passado, tivemos a abertura de 13 novos estabelecimentos no Estado. A pesquisa vem comprovar o que já vemos no dia a dia quanto ao investimento feito”, afirma Falqueto.

Além do panorama geral da atividade supermercadista no Espírito Santo, o levantamento traz dados por região e por município, entre eles, geração de empregos, número de lojas, número de empresas, total de checkouts e total da área de vendas.

O presidente da Acaps enfatizou que a pesquisa traz dados fiéis sobre a realidade do setor no Espírito Santo. “Fizemos um levantamento detalhado, marcado por visitas aos estabelecimentos, independente do lugar onde se localizavam, seja de fácil acesso ou em áreas isoladas. Temos em mãos indicadores que norteiam o potencial do segmento para a economia da região e de todo o Estado”, destaca.

O censo, de acordo com Falqueto, vai muito além da coleta de dados. “É uma forma da Acaps estar mais próxima de seus associados, de ouvir as suas necessidades e de contribuir com soluções para o seu negócio e para o desenvolvimento da atividade no Espírito Santo”, finaliza.

 

Confira os números

Número de empregos diretos

40.660

Número de lojas

1.563

Número de empresas

1.389

Total de área de vendas

725.299 metros quadrados


error: O conteúdo está protegido !! Compartilhe