Servidores da Ufes e do Ifes aderem a paralisação nacional

Professores e servidores técnicos da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) aderiram à paralisação nacional em protesto contra medidas adotadas pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo governo de Bolsonaro. A manifestação teve início nesta quarta-feira (02) e está prevista para continuar na quinta-feira (03).

Os docentes e servidores reivindicam a revogação dos cortes de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) e de instituições de pesquisa e especialização como o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), além do cancelamento do programa Future-se.

O ato faz parte de uma mobilização nacional convocada pela Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-administrativo em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil (Fasubra). Por meio de nota, a Ufes afirmou à Rede Vitória respeitar o direito dos servidores e docentes da instituição de se manifestarem. Ainda não há informações sobre a situação das aulas na instituição.