Segunda fase do CNH Social 2019 já tem mais de 44 mil inscritos

A segunda fase do programa CHN Social 2019 registrou, até o início da manhã desta terça-feira (24), mais de 44 mil candidatos inscritos. Aqueles que tiverem interesse em obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) gratuita devem fazer a inscrição exclusivamente pelo site www.detran.es.gov.br para concorrer a uma das 2.500 vagas disponibilizadas. As inscrições terminam na próxima quinta-feira (26), às 23h59.

O programa CNH Social é uma iniciativa voltada para que as pessoas de baixa renda no Estado possam ter acesso ao mercado de trabalho a partir de formação para obter uma carteira de motorista. Para se inscrever é necessário ter mais de 18 anos, saber ler e escrever, estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (o antigo CadÚnico) – atualizado até o dia 16 de agosto deste ano – e possuir renda familiar de até dois salários mínimos. O candidato precisa estar atento a essas informações na hora de se inscrever no site do Detran|ES.

O foco desta edição está na capacitação profissional e no aumento da empregabilidade. Para tanto, o CNH Social 2019 tem alguns diferenciais: o Governo do Estado ampliou a quantidade de vagas voltadas para a Adição de Categoria A ou B (20%), e Mudança de Categoria D ou E (40%), que são as categorias profissionais, ao passo que a primeira habilitação (A ou B) terá 40% das vagas.

O diretor-geral do Detran|ES, Givaldo Vieira, ressalta que em todas as carteiras oriundas do programa terão registradas a observação de que o habilitado exerce atividade remunerada.

“O principal objetivo do programa é preparar o contemplado ao mercado de trabalho a partir da habilitação. Partindo dessa premissa encaminhamos para a Assembleia Legislativa uma proposta para aumentar as chances de os beneficiários terem êxito na prova prática com mais um reteste, além de um que já era previsto, minimizando o número de perdas de processos. Além disso, queremos oferecer a oportunidade de capacitar esses novos condutores de categorias profissionais com cursos especializados”, assinalou Givaldo Vieira.

Chance para suplentes

Para aqueles que não forem selecionados nesta 2ª fase, haverá uma nova oportunidade de ser contemplado. No dia 18 de novembro será feita uma chamada única de suplentes no site do Detran|ES após desclassificação de candidatos que não respeitarem prazos estabelecidos no processo de Habilitação. Na primeira fase, foram chamados 557 suplentes. Esta é mais uma novidade que o Detran|ES incorporou ao programa neste ano.

Cursos especializados

A nova etapa de capacitação apresentada pelo diretor geral do Detran|ES tem o objetivo de capacitar e qualificar os condutores beneficiários do programa CNH Social a fim de profissionalizá-los, aumentando assim a empregabilidade, através da oferta de Cursos Especializados para condutores profissionais previstos no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Serão ofertados para os beneficiários do CNH Social 2019 os seguintes cursos: transporte de produtos perigosos; transporte de escolar; transporte de passageiros; transporte de carga indivisível e transporte de veículos de emergência. Além da formação, também será oferecida a atualização desses cursos para os beneficiários que já os têm e estão com a validade vencida

Dúvidas

Para esclarecer dúvidas a respeito da CNH Social, envie um e-mail para [email protected].