error: O conteúdo está protegido !! Compartilhe
A18a4fd91a4d81dccf1abc73e5afc150

Sedu divulga Guia do Estudante com informações sobre mudanças no Ensino Médio


Sedu divulga Guia do Estudante com informações sobre mudanças no Ensino Médio 1
O Guia do Estudante pode ser encontrado no site da Sedu, no menu “Estudante e Família”.

 

A Secretaria da Educação (Sedu) elaborou um Guia do Estudante, com informações essenciais para a compreensão da proposta do Novo Ensino Médio e tudo que ele tem de diferente. Também foi elaborado um Questionário para ser respondido pelos estudantes matriculados no 9º ano do Ensino Fundamental, nas escolas estaduais e municipais, com o objetivo de mapear os interesses dos alunos para oferta dos itinerários formativos na Rede Pública Estadual.

Clique AQUI e confira o Guia do Estudante.

O Novo Ensino Médio surgiu a partir da alteração da Lei nº 9.394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação), por meio da Lei nº 13.415/2017, das novas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (DCNEM) e da elaboração de parte do Ensino Médio da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Dentre as propostas, considera-se o aprimoramento do protagonismo juvenil e a valorização do projeto de vida do discente, parte fundamental para a valorização da aprendizagem e para o desenvolvimento integral do estudante.

A mudança no formato de oferta tem como objetivo estabelecer uma alteração na estrutura do Ensino Médio, ampliando o tempo mínimo do estudante na escola, de 800 horas para 1.000 horas anuais, e definindo uma nova organização curricular que contemple uma Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a oferta de diferentes possibilidades de escolhas aos estudantes, com foco nas áreas de conhecimento e na formação técnica e profissional.

Essa nova organização curricular, diferente da que é ofertada atualmente, é composta por dois blocos: Formação Geral Básica, orientada pela BNCC, comum a todos os estudantes do Ensino Médio, e Itinerários Formativos, flexível, possibilitando maior autonomia para os jovens definirem os rumos de sua educação, de acordo com o que mais se ajusta às aspirações e aptidões e ao seu projeto de vida.

No Espírito Santo, o processo de ampliação da carga horária nas escolas públicas estaduais teve início em 2019, em 17 escolas-piloto, e consolidou-se em 2021, em todas as escolas que ofertam essa etapa de ensino.

A implementação da nova organização curricular terá início, a partir de 2022, para todos os estudantes matriculados na 1ª série do Ensino Médio, com a implantação do novo currículo capixaba, reelaborado aos moldes da BNCC, e a partir de 2023, com a implantação dos Itinerários Formativos de Aprofundamento.

O Guia do Estudante pode ser encontrado no site da Sedu, no menu “Estudante e Família”.

 


error: O conteúdo está protegido !! Compartilhe