Sedu abre inscrições para formação de professores de Língua Espanhola

 

A Secretaria de Estado da Educação (Sedu), em parceria com o Escritório da Educação da Embaixada da Espanha no Brasil, está ofertando a Formação “Atualização e Aperfeiçoamento no Ensino de Língua Espanhola”, destinada a professores de Espanhol, efetivos e/ou em regime de designação temporária, da Rede Estadual.

As inscrições tiveram início na última sexta-feira (20) e seguem até o dia 07 de outubro, e podem ser realizadas clicando no LINK DE INSCRIÇÃO. O edital foi publicado no Diário Oficial desta sexta-feira (20).

São ofertadas 45 vagas, sendo 30 para professores efetivos e 15 para designação temporária. O período de seleção será de 08 a 30 de outubro. Já a chamada e a formalização de vaga será entre 01 e 15 de novembro.

Entre os objetivos da formação estão: promover a capacitação continuada dos professores de Língua Espanhola que atuam na Rede Estadual; propiciar a formação continuada dos professores, possibilitando o ensino de Espanhol como opção de uma segunda língua; possibilitar o intercâmbio acadêmico, cultural e tecnológico dos alunos, professores e profissionais da Educação; a realização de atividades conjuntas; e promover a difusão da cultura espanhola.

Formação

A carga horária total da ação formativa será de 40 horas, sendo 35 horas presenciais e 5 horas não presenciais.  O curso é gratuito, com materiais inclusos, elaborados pelos assessores e colaboradores da Embaixada e ministrado por especialistas do Escritório de Educação da Embaixada da Espanha no Brasil.

As aulas ocorrerão no período de 18 a 22 de novembro deste ano, das 9h às 17h. Durante o período de formação, a Sedu autorizará a liberação dos professores selecionados. A liberação dos professores está condicionada à obrigatoriedade de esses profissionais providenciarem material para que as atividades sejam realizadas durante a sua ausência na escola, garantindo a continuidade das aulas com suas respectivas turmas.

Os custos decorrentes da semana de formação (hospedagem e alimentação) são de responsabilidade do cursista participante. Uma vez selecionado, o cursista que desistir da formação deverá realizar comunicado à equipe coordenadora do Centro de Formação dos Profissionais da Educação do Espírito Santo (Cefope) pelo e-mail [email protected], com antecedência mínima de cinco dias úteis, antes do início da formação.

Certificação

Serão certificados os profissionais que cumprirem frequência mínima de 80% na etapa presencial e a entrega do projeto final. O certificado será emitido pelo Escritório de Educação da Embaixada de Espanha e assinado juntamente com o secretário de Estado da Educação (Sedu), Vitor de Angelo, por meio de plataforma digital, sendo registrado no Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos do Espírito Santo (SIARHES).

Confira o EDITAL nº 38/2019

Dúvidas pelo telefone (27) 3636-7821.