Projeto obriga realização do Teste do Bracinho

PROCEDIMENTO consiste na aferição de pressão arterial em crianças a partir de três anos.

 

Você sabia que existe o Teste do Bracinho? Isso mesmo, não é o do pezinho nem o da orelhinha, porém, é mais um teste que previne doenças. No caso, hipertensão arterial infantil, doenças cardíacas, doenças renais e complicações renais, cardiológicas e em retina.

O teste do bracinho é a aferição de pressão arterial em crianças a partir de três anos. E o deputado Gandini (Cidadania) quer que esse teste seja obrigatório nas consultas pediátricas em crianças atendidas pela rede pública e privada de saúde no Espírito Santo. O Projeto de Lei (PL) 881/2019 já está tramitando na Assembleia Legislativa.

A aferição de pressão deverá ser realizada por médicos ou enfermeiros devidamente regulamentados, devendo ser utilizados os equipamentos e recursos humanos já disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS). Se alguma alteração for detectada, a criança deverá ser encaminhada para atendimento especializado e realização de exames complementares.

 

GANDINI quer que teste seja obrigatório em consultas nas redes pública e privada.

De acordo com o parlamentar, o procedimento é simples e indolor. “Existe um aumento dos números de casos de hipertensão arterial no mundo, e o teste do bracinho é uma medida eficaz, capaz de diagnosticar as crianças que começam a ter aumento da pressão sanguínea”, justifica.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 23% da população apresenta hipertensão arterial sistêmica. “Estima-se que 5% da população com idade inferior a 18 anos apresenta hipertensão arterial e ainda que a prevalência da doença na faixa dos três anos de idade varie de 2 a 13%; daí a recomendação da prática de aferição da pressão arterial a partir dos três anos”, completa Gandini.

A matéria deve ser analisada pelas Comissões de Justiça, de Saúde e de Finanças.