Projeto de Majeski garante teste gratuito para Covid-19 aos doadores de sangue

Proposta foi apresentada pelo deputado estadual Sergio Majeski (PSB).

 

Proposta apresentada pelo deputado estadual Sergio Majeski (PSB) promete contribuir com a solução de dois desafios atuais no Espírito Santo: aumentar o número de doadores de sangue e a quantidade de pessoas testadas para o novo coronavírus.

Protocolado nesta quarta-feira (01), o Projeto de Lei (PL) 378/2020 propõe a inclusão na legislação estadual da realização do teste de detecção da Covid-19 em todas as amostras de sangue das doações realizadas nos hemocentros e hemonúcleos sob responsabilidade da administração estadual, com os resultados sendo enviados aos doadores, preferencialmente, por meio eletrônico.

Em maio, as unidades do Hemocentro do Estado do Espírito Santo (Hemoes) de Vitória, Linhares, São Mateus e Colatina já estavam com estoques de todos os tipos de sangue abaixo do limite aceitável.

“O doador de sangue vai ganhar o teste para a Covid-19, fora os outros benefícios que já existem. Sem dúvida é um grande estímulo. Nem todo mundo tem acesso ao teste na rede pública, e no particular o valor pago é considerável. Doar sangue é um gesto nobre, de solidariedade e que milhares de capixabas podem realizar. As unidades do Hemoes e outras estruturas possuem ambiente seguro e com expertise comprovada. Basta o cidadão se disponibilizar a fazer a doação. Ganha o cidadão, ganha o Estado, ganha a sociedade”, destaca Majeski.

Na rede particular, o valor do teste para a Covid-19 gira em torno de R$ 200,00. No Hemoes, atualmente todo doador tem o sangue testado e acesso aos exames sorológicos para Sífilis, Chagas, Hepatite B e C, HIV, HTLV I/II, NAT HCV e NAT HIV.

A inclusão do teste para a Covid-19 nas doações de sangue amplia o trabalho já realizado pelo Governo do Estado, que no último dia 27 de junho divulgou os resultados estatísticos da quarta etapa do “Inquérito Sorológico”, realizada em 27 municípios capixabas.

Doe sangue

Para doar sangue é preciso ter de 16 a 69 anos de idade, sendo que a primeira doação deve ser feita obrigatoriamente até os 60 anos. Menores de 18 anos só podem doar com a autorização dos responsáveis.

– Hemoes em Vitória (tel. 3636-7920)
– Unidade de Coleta à Distância da Serra (Tel. 3338-7880/3338-7373)
– Hemocentro de Linhares (Tel. 3171-4361/4363/4362)
– Hemocentro Regional de Colatina (Tel. 3177-7930)
– Hemocentro Regional de São Mateus – (Tel. 3767-4135)
– Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim (Tel. 28 3526 6232)