Polícia Militar divulga os resultados de 1 ano da Operação Sentinela

Comandante-geral da PMES, coronel Douglas Caus, apresenta resultados em coletiva à imprensa.

 

No mês de abril, a Polícia Militar completou um ano após o lançamento da Operação Sentinela em todo o estado do Espírito Santo. Na tarde desta segunda-feira (03), o comandante-geral da PMES, coronel Douglas Caus, concedeu coletiva à imprensa para apresentar os resultados alcançados em todo o seu período de vigência e, de forma pontual, no mês de abril de 2021.

Desde que iniciou, a Operação Sentinela prendeu mais de 2.000 pessoas, dentre estas 221 homicidas e 231 traficantes de drogas. No total, foram cumpridos 1.197 mandados de busca e apreensão e 1.148 mandados de prisão, em trabalho conjunto com o Ministério Público, Poder Judiciário e a Polícia Civil. Também retirou de circulação 356 armas de fogo e 7.877 munições.

 

 

No mês de abril deste ano, cerca de 200 policiais militares atuaram com o propósito de cumprir 48 mandados de busca e apreensão domiciliar e 70 mandados de prisão. Ao todo 128 pessoas foram detidas, sendo 62 em flagrante delito.

Durante a operação foram apreendidas 33 armas de fogo, 443 munições e mais de 6.600 unidades de entorpecentes.

Em meio às inúmeras ações importantes da PM neste mês, recebeu destaque a prisão de um foragido da justiça no dia 28/04, que solicitou auxílio emergencial do governo federal. O alvo foi localizado e detido em Cobilândia, Vila Velha, por policiais militares do Serviço de Inteligência da PMES, juntamente com a Força Tática do 4º Batalhão. O homem foi detido com dois mandados de prisão por homicídio, expedidos pela comarca de Barra de São Francisco.

Outra ação relevante foi a apreensão de mais de 350 quilos de maconha em apenas um dia, em 29/04. A ação teve início em Setiba, Guarapari, quando militares de serviço na região abordaram um veículo Gol transportando 24 quilos de maconha. Em novas diligências realizadas na residência do proprietário, em Jardim Carapina, na Serra, a ocorrência se encerrou com a apreensão de mais 301 quilos de maconha. Ainda neste dia, policiais militares do 4º Batalhão encontram quase 30 quilos de entorpecentes (maconha, crack e cocaína) em ação no Morro do Jaburuna, em Vila Velha.

O comandante-geral da PMES, coronel Caus, elogiou a atuação da tropa Policial Militar neste ano completo da Operação Sentinela e enfatizou a robustez dos números alcançados com o esforço de todos os policiais militares envolvidos, em ações conjuntas com o Ministério Público, Poder Judiciário e Polícia Civil.

“As investidas pontuais nas áreas de intenso tráfico de drogas e disputas territoriais, minuciosamente planejadas pelo Serviço de Inteligência e bem executadas pela tropa policial militar gerou esse importante resultado que estamos vendo hoje após um ano que deflagramos esta operação”, avaliou.

A Operação Sentinela segue sendo realizada mensalmente em todo o território capixaba.