error: O conteúdo está protegido !! Compartilhe
A18a4fd91a4d81dccf1abc73e5afc150

Pessoas do grupo prioritário que apresentam sintomas de gripe devem aguardar para se vacinar


Pessoas do grupo prioritário que apresentam sintomas de gripe devem aguardar para se vacinar 1
A Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza segue até o dia 22 de maio.

 

Teve início nesta segunda-feira (23), a 22ª Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza. No entanto, a orientação da Secretaria da Saúde (Sesa) é que as pessoas do público-alvo que apresentarem qualquer sintoma respiratório não devem buscar a imunização neste momento, devendo ficar em casa, em isolamento, até os sintomas desaparecerem.

De acordo com a coordenadora do Programa Estadual de Imunizações e Vigilância das Doenças Imunopreveníveis, Danielle Grillo, é fundamental que as pessoas sigam o protocolo do Ministério da Saúde e busquem a vacinação após o fim do isolamento. “Os municípios também foram orientados para que todos os pontos de vacinação tenham um supervisor para identificar e acompanhar a presença de pessoas sintomáticas. Caso tenha a identificação, a pessoa vai receber uma máscara cirúrgica e será encaminhada para um local reservado e vacinada, caso não apresente febre”, disse.

Além disso, Danielle Grillo frisou que os municípios também foram orientados, por meio de ofício encaminhado para o Colegiado de Secretarias Municipais de Saúde do Espírito Santo (Cosems/ES), para ampliarem os pontos de atendimento – locais amplos e ventilados – e que não fiquem restritos às unidades de saúde.

A Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza segue até o dia 22 de maio. O Dia D de mobilização nacional acontece no próximo dia 9. As doses serão ministradas em postos de vacinação definidos pelos municípios em todo Espírito Santo. Este ano, a campanha foi antecipada em um mês por decisão do Ministério da Saúde em decorrência do avanço do novo Coronavírus (Covid-19), e tem como objetivos facilitar e acelerar o diagnóstico da síndrome respiratória Covid-19 e evitar que o sistema de saúde fique sobrecarregado com casos de influenza, reforçando a prevenção de doenças respiratórias no público que mais tem sido afetado pelo novo Coronavírus, formado por idosos.

 


error: O conteúdo está protegido !! Compartilhe