Penitenciária de Segurança Máxima realiza treinamento de inspetores

TREINAMENTO teve duração de um dia.

Integração e nivelamento de técnicas operacionais no ambiente carcerário foi o objetivo do treinamento realizado na Penitenciária de Segurança Máxima 2 (PSMA2), no complexo de Viana, na última semana. O exercício é realizado anualmente, com atividades práticas e teóricas que incluem palestras e oficinas.

Durante o treinamento, que teve a duração de um dia, foram realizadas palestras com representante da Diretoria de Inteligência Penitenciária (DIP) e apresentação de equipamentos tecnológicos que auxiliam a vigilância nas unidades prisionais, como drones, além de exibição de equipamento com visão noturna e câmera térmica.

Técnicas de imobilização e condução, intervenção em ambiente carcerário, deslocamento em ambiente com baixa luminosidade que auxilia na recaptura de possíveis fugitivos em período noturno e uso de cães, com a presença da Diretoria de Operações Táticas (DOT), também fizeram parte das atividades.

O diretor da PSMA2, Bruno Pompermayer Gusman, afirma que a atividade é necessária para aprimorar as práticas operacionais e integrar as equipes de segurança. “A atualização é necessária para melhorar a nossa rotina, ajustar erros e acertos. Também trabalhamos métodos motivacionais e tornamos a equipe mais preparada e coesa. Os servidores se sentem mais inseridos na instituição e formamos uma equipe integrada, o que facilita a gestão da unidade prisional”, destaca Gusman.