Seu portal de Notícias do Norte

Parques estaduais do ES começam a funcionar na próxima semana

O único parque autorizado a abrir aos fins de semana é o Parque Estadual Pedra Azul, que está localizado numa zona classificada como baixo risco para a transmissão do coronavírus. O funcionamento dele está autorizado a partir do próximo sábado (25).

Apenas os atrativos naturais dos parques estarão disponíveis para visitação, e o Iema recomenda que os visitantes levem seus próprios vasilhames de água, além do álcool em gel para uso individual. Os centros de visitantes permanecerão fechados.

Veja como fica a reabertura em cada unidade de conservação gerenciada pelo Iema:

  • Parque Estadual Cachoeira da Fumaça (PECF): vai abrir em dois turnos, com visitação de 40 pessoas por turno, sendo que o visitante não poderá ficar o dia inteiro na unidade de conservação. O primeiro turno vai das 8h às 11h e, o segundo turno, vai das 13h às 16h. Das 11h ao meio-dia será feita a limpeza do local. A portaria do Governo do Estado do Espírito Santo exige limpeza a cada três horas e, sendo assim, os turnos são para respeitar o processo de limpeza. De meio-dia às 13h será o horário de almoço dos servidores do Iema e, das 16h às 17h, será realizada nova limpeza. O controle de entrada será realizado na portaria, sem agendamento, ou seja, por ordem de chegada. A reabertura será no dia 27 de julho.
  • Parque Estadual do Forno Grande (PEFG): segue as mesmas recomendações do Parque Estadual Cachoeira da Fumaça, sendo a única diferença a determinação de dois turnos de 50 visitantes cada. A prática de escalada até o Pico do Forno Grande está liberada, com agendamento pelo e-mail [email protected] A reabertura será no dia 27 de julho.
  • Parque Estadual da Pedra Azul (Pepaz): serão dois turnos, de 50 visitantes cada. Toda visitação será feita por agendamento prévio via telefone: (27) 3248-1156. O Pepaz já começa a funcionar neste sábado, 25 de julho, das 8h às 11h e das 13h às 16h.
  • Parque Estadual Paulo Cesar Vinha (PEPCV): possui uma característica diferente, pois quem faz visitação ao PEPCV, geralmente, procura a Lagoa de Caraís como destino, caminhada que dura cerca de duas horas. Sendo assim, o Iema não especificou dois turnos para a visitação ao PEPCV, pois só de caminhada até a Lagoa de Caraís seria gasto praticamente o tempo de um turno de visitação. O PEPCV estará aberto, a partir do dia 27 de julho, das 8h às 16h, com capacidade de visitação de 100 pessoas por dia. Às 14h, os servidores do Iema irão avisar quanto ao retorno dos visitantes para a sede do Parque para quem estiver na Lagoa de Caraís e arredores da UC. Assim, os visitantes terão tempo para chegar até a sede do Parque às 16h. O Iema ressalta que o PEPCV possui alta capacidade de dispersão, ficando difícil ocorrer aglomeração de pessoas.
  • Parque Estadual de Itaúnas (PEI): A unidade estará aberta das 8h às 16h e poderá receber até 100 pessoas por dia. Só os atrativos naturais estarão à disposição. O Centro de Visitantes estará fechado.

Comentários
Loading...
error: O conteúdo está protegido !! Compartilhe