Ouvidoria da Sesa recebe mais de três mil manifestações de usuários do SUS em 2019

Equipe da Ouvidoria da Secretaria da Saúde (Sesa) tem recebido qualificação permanente.

 

De janeiro deste ano até o último dia 02 de dezembro, a Ouvidoria da Secretaria da Saúde (Sesa) registrou 3.323 manifestações de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), relacionadas a elogios, sugestões, informações, solicitações diversas, denúncias e reclamações. Diante disso, com a meta de atender cada vez melhor o cidadão capixaba que procura pelos serviços do SUS, a Ouvidoria da Sesa vem aprimorado os processos internos de trabalho.

De acordo com o Ouvidor, Rafael Vulpi Caliari, a equipe tem recebido qualificação permanente. Além disso, a atual gestão estabeleceu uma melhor aproximação com ouvidorias municipais, ampliando a participação social e promovendo uma melhor integração entre a rede interna da Sesa.

Todos os dados e informações são registrados por meio do Sistema OuvidorSUS, criado pelo Ministério da Saúde para atendimento específico da rede nacional de Ouvidorias do SUS, regulamentado pela Portaria/GM/MS nº 8, de 25 de maio de 2007. Outro sistema, o E-OUV, é utilizado para recebimento das manifestações via Ouvidoria Geral do Espírito Santo.

As manifestações mais comuns estão relacionadas ao acesso a serviços de saúde, recursos humanos, contato de unidade de saúde, entre outros. “A Ouvidoria é um setor estratégico para aprimoramento das ações do SUS. É um instrumento de intermediação entre os usuários e as práticas, ações e serviços voltados ao atendimento público. A gestão das informações recebidas pela Ouvidoria permite configurar importantes relatórios gerenciais capazes de apresentar a realidade local. E, com isso, auxiliar e subsidiar os gestores na tomada de decisão em prol da melhoria das políticas do SUS”, completou Rafael Vulpi Caliari.

Os canais de manifestação:
Secretaria da Saúde (Sesa): telefones 3347-5732, 3347-5733

E-mail: [email protected]

Site: https://saude.es.gov.br/fale-conosco

Disque Saúde 136 – número gratuito do Ministério da Saúde

Governo do Estado do Espírito Santo: telefone 0800 022 11 17

Site: https://ouvidoria.es.gov.br/

Atendimento presencial: Rua Engenheiro Guilherme José Monjardim Varejão, 225, Ed. Enseada Plaza, Enseada do Suá, Vitória/ES.