Operação investiga corrupção no setor de coleta de lixo no Estado

Três municípios do Norte do Estado – Jaguaré, São Gabriel da Palha e São Mateus – e Vila Velha, na Grande Vitória, são alvos de uma operação contra a corrupção no setor de coleta e tratamento de lixo. A operação, batizada de “Varredura, em uma alusão à necessidade de “varrer” a corrupção, foi deflagrada na manhã desta terça-feira (29) pelo Ministério Público Estadual, por meio do Grupo Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco Norte) e da Promotoria de Justiça Criminal de São Mateus.

Estão sendo cumpridos 12 mandados de busca e apreensão e três de condução coercitiva. O objetivo é apreender documentos, computadores, mídias e outros equipamentos e materiais para apurar a prática, em tese, de crimes de corrupção ativa e passiva, peculato, formação de quadrilha, fraude a licitação e tráfico de influência, entre outros.
O MPES informou que as diligências estão transcorrendo de forma tranquila e sem incidentes. Após o cumprimento dos mandados, os membros do MPES passarão a analisar os documentos e dados apreendidos, e tomar declarações dos investigados, testemunhas e informantes.
As investigações estão sendo conduzidas por cinco promotores de Justiça. Participam também 20 policiais do Núcleo de Inteligência da Assessoria Militar do MPES e outros servidores.