Nova sede do Parque Estadual de Itaúnas é entregue à população

O governador do Estado, Renato Casagrande, inaugurou, na manhã desta segunda-feira (3), a nova sede do Parque Estadual de Itaúnas, no município de Conceição da Barra. A reforma, que foi entregue com antecedência de quatro meses, vai contribuir para a ação fiscalizadora do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema).

A solenidade de inauguração contou com a presença do secretário de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Fabrício Machado, e do diretor-presidente do Iema, Alaimar Fiuza.

“A melhoria da estrutura do Parque de Itaúnas é muito importante porque fizemos um local para receber a população e os visitantes com melhores condições. O Parque de Itaúnas é uma grande atração turística dessa região. A vila sobrevive, pois tem uma preservação ambiental e uma riqueza cultural muito grande. Cultura e meio ambiente precisam andar juntos e é isso que faz a gente ter certeza que essa região vai atrair cada vez mais pessoas para desfrutar das riquezas ambiental e cultural. Isso, ao mesmo tempo, vai gerando mais oportunidades para quem vive no local”, pontuou o governador.

A sede administrativa do Parque é um ponto de apoio técnico para o trabalho do Iema e abriga, também, atividades de turismo, educação ambiental, sustentabilidade e cultura. “O início da nossa sede foi marcado pelo projeto Ciranda Cirandinha, um grupo de pedagogas e mães da comunidade que se uniram e usaram o espaço do Parque Estadual”, relembra o gestor do Parque, Tarciley Gonçalves de São José.

Realidade ambiental

“Quem visita a sede do Parque de Itaúnas faz um mergulho numa área de conservação ecológica que sensibiliza qualquer um para a realidade ambiental da Vila de Itaúnas. A sede do Parque também promove capacitação e auxílio no desenvolvimento profissional local”, destacou o diretor-presidente do Iema, Alaimar Fiuza, que também lembrou que os Parques Estaduais são prioridade no planejamento estratégico do Governo do Estado.

O secretário de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Fabrício Machado, observou que a questão ambiental é debatida com propriedade na Vila de Itaúnas. “Aqui a comunidade fala com empoderamento do Rio Itaúnas, das dunas, toda fauna e flora porque isso faz parte do cotidiano das pessoas e elas aprenderam a respeitar o meio ambiente. Daí se percebe a importância do trabalho do Parque Estadual junto à população”, comentou.

A estrutura da nova sede do Parque Estadual de Itaúnas está equipada com auditório para até 40 pessoas; centro de visitantes; área administrativa; salas para gerência e técnicos; sala de reuniões; copa; biblioteca; rádio comunitária; alojamento; almoxarifado de ferramentas; depósito de combustíveis e garagem. A obra custou R$ 488.476,78 e durou sete meses.

Com área aproximada de 3.481 hectares, o Parque Estadual de Itaúnas (PEI) foi criado pelo decreto estadual nº. 4.967-E, em 8 novembro de 1991. O Parque apresenta ambientes como a mata de tabuleiro, fragmento florestal em extinção no Espírito Santo, restinga, dunas, ambientes estuarinos de mangues, uma extensão expressiva do rio Itaúnas e a mais representativa região de alagados do Espírito Santo.

Diversidade

O bom estado de conservação dos variados habitats do Parque aliado à grande diversidade de espécies vegetais, coloca a unidade como local de extrema importância para a manutenção de uma fauna riquíssima. Foram registradas 414 diferentes espécies vegetais, 43 de mamíferos, 183 de aves, 32 de répteis, 29 de anfíbios e 101 de peixes.

O Parque abriga, ainda, 23 sítios arqueológicos, locais que concentram vestígios de assentamentos humanos pré-históricos como pedras lascadas, cerâmica indígena e diversos artefatos da época da colonização. Tudo isso caracteriza a singularidade e importância da unidade.

A solenidade contou com a apresentação dos grupos folclóricos Jongo Mirim e Ticumbi Mirim. Também participaram do evento, o prefeito de Conceição da Barra, Francisco Bernhard Vervloet (Chicão), secretários municipais e estaduais, deputados estaduais, e representantes da Polícia Ambiental e do ICM-Bio. Estudantes, artistas, mestres da cultura popular, professores e antigos funcionários do Parque prestigiaram a inauguração.

Serviço:

Parque Estadual de Itaúnas

Área aproximada: 3.481 ha.

Localização: Vila de Itaúnas, município de Conceição da Barra.

Horário de funcionamento da sede: 8h às 17h, todos os dias.

Contato: (27) 3762-5196 / (27) 99956-4904 / [email protected]