Seu portal de Notícias do Norte

Montanha e Mucurici apresentam cases de sucesso em congresso internacional Cidades Lixo Zero

Os municípios capixabas de Montanha e Mucurici estão entre as cidades do Brasil que apresentarão experiências bem sucedidas na gestão de resíduos sólidos, durante o II Congresso Internacional Cidades Lixo Zero. O evento acontece em Brasília, entre os dias 22 a 24 de junho.

Os dois municípios foram selecionados entre os participantes do Fórum Estadual Municípios Lixo Zero ES, realizado em maio, e agora representarão o Estado no evento nacional. Em sua segunda edição, o Congresso Internacional Cidades Lixo Zero reunirá especialistas de cinco continentes, que debaterão soluções sobre o tratamento e destinação de resíduos nas cidades.

Montanha e Mucurici apresentam cases de sucesso em congresso internacional Cidades Lixo Zero
Montanha e Mucurici apresentam cases de sucesso em congresso internacional Cidades Lixo Zero

Segundo a coordenadora do Coletivo Lixo Zero, que representará no Estado no evento, Grazielli Pirovani, o congresso tem como objetivo disseminar o conceito Lixo Zero e unir os integrantes da sociedade (gestores públicos, gestores de instituições, empresários, educadores e cidadãos).  “O propósito é que, juntos, consigamos acelerar a nossa organização social e a nossa estrutura econômica para atingir a meta Lixo Zero”, destaca Grazilli.

Montanha

O município de Montanha apresentará o projeto de vassoura, sabão ecológico e moeda de troca. Já Mucurici irá apresentar o case de coleta seletiva de porta a porta, com educação ambiental lúdica para a população

De acordo com dados do Instituto Lixo Zero Brasil, sem o conceito Lixo Zero, os municípios gastam até R$ 313 por tonelada de lixo recolhida. Em grandes cidades, o valor pode alcançar mais de R$ 500 milhões.

Já com o conceito Lixo Zero, esse dinheiro representaria pelo menos 30% mais escolas, mais hospitais, mais compra de viaturas, mais transporte público, mais saneamento, mais centros de lazer e esportes.

Mais informações sobre o Congresso no site www.cidadeslixozero.com.br

Comentários
Loading...
error: O conteúdo está protegido !! Compartilhe