Mais de 720 mil pessoas no ES estão com o nome no SPC

No Espírito Santo, 723 mil pessoas estão com o nome do SPC. A informação é da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Vitória. De agosto do ano passado para agosto desse ano, o número de inadimplentes no Estado aumentou em mais de 40 mil pessoas.

A aposentada Scheyle Macedo faz parte desta estatística. Ela contou que acabou se ‘enrolando’ com as dívidas.

“Tá muito difícil pra pagar as contas. Você paga as principais, as mais necessárias, e deixa as menos necessárias. Tive que fazer acordo, parcelei, e tô pagando até hoje. A gente acaba tendo que empurrar com a barriga, mas com saúde e perseverança a gente vence”, falou.

O diretor do SPC no Espírito Santo, Geraldo Calezani, explicou que o desemprego no Estado ainda é grande e isso acaba contribuindo para o endividamento.

“A gente acreditava que esse ano seria o início da retomada da economia, mas isso acabou não acontecendo. Isso deixou o mercado meio parado, a movimentação não foi tão grande, e quando não aparecem novos postos de trabalho, os consumidores não conseguem quitar esses débitos”, falou.

Seu Altamiro Rodrigues, por exemplo, está desempregado desde abril. Todo dia ele vai ao Sine atrás de emprego, pois as contas já estão atrasadas. “Tento correr atrás do prejuízo, procuro alguma coisa pra trabalhar”, disse.