error: O conteúdo está protegido !! Compartilhe
A18a4fd91a4d81dccf1abc73e5afc150

Mais de 40 agências dos Correios foram assaltadas em 2019 no ES, diz PF


Em uma semana, cinco lojas foram invadidas por criminosos em Mimoso do Sul, Água Doce do Norte, Anchieta, Rio Novo do Sul e Vila Velha. Três crimes ocorreram em um mesmo dia.

O delegado Lorenzo Fontes, da Polícia Federal, afirma que os assaltos refletem a fragilidade da segurança dessas agências.

“A gente observa esse crescimento desde 2017 e atribuímos principalmente a fragilidade do aparato de segurança dos Correios. A lei não exige deles, eles funcionam como correspondentes bancários. A lei não exige, por exemplo, que os Correios tenha um vigilante, que tenha uma porta giratória e lá funciona como uma lotérica e tem dinheiro depositado e não tem essa exigência legal”, pontuou o delegado.

Lorenzo Fontes destaca ainda que muitos crimes deixam de ser solucionados devido a qualidade ruim das câmeras de videomonitoramento das agências, o que impede que suspeitos sejam identificados.

“Na maioria das vezes as câmeras não têm qualidade suficiente para conseguirmos identificar essas pessoas. Os Correios relatam uma dificuldade orçamentária e de normativo para não atender as orientações da polícia”, disse.

A Polícia Federal acha que os casos têm relação entre si e que mais de uma quadrilha está agindo no Espírito Santo.

“Desde o começo desses assaltos foram presos e identificados mais de 80 criminosos. Eles aprendem e vão passando isso para pessoas que estão dentro dos próprios grupos. Eles vão ensinando as estratégias para outros e cometendo assaltos. Alguns criminosos, por exemplo, ficam presos um ano e depois são soltos para responder em liberdade. Depois que saem eles voltam a assaltar agências. Um deles, inclusive, já foi preso e agora continua assaltando agências. Ele está foragido”, concluiu.


error: O conteúdo está protegido !! Compartilhe