Mais de 26 mil professores começam capacitação em ambiente virtual

Mais de 26 mil professores começam capacitação em ambiente virtual

A Secretaria de Estado da Educação (Sedu), em regime de colaboração com a União dos Dirigentes Municipais de Educação do Espírito Santo (Undime-ES), inicia, nesta segunda-feira (12), de forma inédita- em ambiente virtual e nas escolas –, a capacitação dos profissionais do magistério do Estado para o novo currículo.

Mais de 26 mil professores começam capacitação em ambiente virtual
A ação mobiliza toda a Rede Estadual de Ensino, incluindo escolas de 74 municípios, e conta com mais de 26 mil professores. O objetivo é garantir a implementação do Novo Currículo do Espírito Santo e, assim, promover mudanças metodológicas nas redes públicas de ensino, de maneira a fazer com que os profissionais da Educação reorganizem suas práticas a partir do estudo do documento curricular, que orientará a Educação nos próximos anos.

O Programa de Apoio à Implementação da Base Nacional Comum Curricular (ProBNCC), desenvolvido em 2018, com o auxílio de uma equipe de redatores do Estado e dos municípios, resultou no documento curricular da Educação Infantil e do Ensino Fundamental. Atualmente, o documento do Ensino Médio está sendo elaborado.

Segundo a assessora de Apoio Curricular e Educação Ambiental da Sedu, Aleide Cristina de Camargo, “os processos de construção contaram com a participação de representantes escolares da Rede Estadual e das redes municipais. Agora, o grande desafio é levar essa orientação para as escolas. Esse trabalho colaborativo entre Estado e municípios no Espírito Santo é, hoje, uma referência nacional”, disse.

De acordo com a subsecretária de Planejamento e Avaliação, Isaura Nobre, “essa demanda marca o início da atuação do Centro de Formação dos Profissionais da Educação do Espírito Santo (Cefope) no âmbito virtual que, agora, também passa a ser lugar educativo para a formação a distância”, destacou.

A gerente de Estudos, Pesquisa, Qualificação e Desenvolvimento dos Profissionais do Magistério da Sedu, Mariana Pozzatti, explicou que “a formação é estruturada em um modelo híbrido, presencial e on-line”. Ela ressaltou ainda a relevância do cenário colocado como contexto formativo, apostando, assim, na organização dos tempos de trabalho do professor, na sua autonomia e na inovação dos ambientes de estudos.

A ação também se constitui como etapa inicial da implementação do Currículo do Espírito Santo, na garantia do direito à aprendizagem com equidade para todos os alunos do território capixaba, diz Andréa Guzzo Pereira, subsecretária da Educação Básica e Profissional.

De forma integrada, equipes da Sedu adaptaram as possibilidades de um Curso on-line aberto e massivo (Mooc). A inciativa partiu do diálogo com a Assessoria Especial em Tecnologia Educacional e com o apoio da Gerência de Tecnologia da Informação da Sedu. A equipe responsável pela formação, portanto, apropriou-se de uma estrutura já existente na rede para propor uma sala de aula virtual, em que estão concentrados os conteúdos formativos e os cursistas. “Essa é uma alternativa que permite fazer chegar a formação até os docentes de diferentes lugares do Estado”, reforçou a subsecretária de Planejamento e Avaliação, Isaura Nobre.

Curso

Além do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), a formação será realizada em horário de trabalho e o Módulo I já inicia nesta segunda-feira (12). Semanalmente, os professores farão encontros presenciais nas escolas, em seus respectivos turnos.

Em diálogo ainda mais intenso e constante entre os setores da Sedu e as representações da Undime-ES, “ficou definido que quem conhece a melhor disponibilidade para o tempo de formação são os próprios docentes. Por isso, há uma flexibilidade de organização dos horários formativos, desde que respeitadas a carga horária e as orientações formadoras”, afirmou Mariana Pozzatti.

Toda a formação compreenderá três módulos introdutórios dos princípios dos documentos curriculares da Educação Básica do Espírito Santo e será realizada entre os meses de setembro e novembro deste ano. As ações formativas serão divulgadas em meio digital a partir de setembro.