Lula e Palocci viram réus sob acusação de receber propina da Odebrecht

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e os ex-ministros petistas Antônio Palocci Filho e Paulo Bernardo viraram réus em uma ação em que são acusados de terem recebido propina da Odebrecht.

A denúncia feita pelo Ministério Público Federal foi aceita nesta quarta-feira (5) pelo juiz federal Vallisney de Souza Oliveira, da 10ª Vara Federal Criminal do Distrito Federal.

Lula e Palocci viram réus sob acusação de receber propina da Odebrecht

Lula com os à época ministros Paulo Bernardo e Antonio Palocci, em Brasília, em 2006 – Alan Marques – 16.fev.2006/Folhapress

Esta é a décima vez em que Lula se torna réu na Justiça Federal —há processos no DF, São Paulo e Paraná. Em um deles, em Brasília, ele já foi absolvido.

Lula, Palocci e Paulo Bernardo são acusados de terem praticado corrupção passiva por aceitar, segundo o Ministério Público, R$ 64 milhões da Odebrecht em 2010.

O dinheiro, diz a acusação, era uma contrapartida ao aumento da linha de crédito para financiamento da exportação de bens e serviços do Brasil a Angola, cuja autorização teria sido à época de R$ 1 bilhão.

A denúncia aceita também inclui o empresário Marcelo Odebrecht por suposta prática de corrupção e os executivos Ernesto Sá Vieira Baiardi e Luiz Antônio Mameri, ex-diretores da construtora.

A acusação afirma que o dinheiro foi colocado pela Odebrecht à disposição do PT por meio de uma “conta-corrente” para despesas do partido, criada em 2008.

Lula é implicado no caso porque assinou, como presidente, um protocolo de entendimento do Brasil com Angola. Paulo Bernardo, então ministro do Planejamento, era também integrante de um órgão de comércio exterior que referendou a aprovação da iniciativa.

Folhadesp