Jaqueline Moraes participa da abertura do 26º Festival de Cinema de Vitória

ABERTURA do 26º Festival de Cinema de Vitória aconteceu nesta terça-feira.

 

A governadora do Estado em exercício, Jaqueline Moraes, participou, na noite dessa terça-feira (24), da abertura do 26º Festival de Cinema de Vitória, que aconteceu no Centro Cultural Sesc Glória, no Centro Histórico da Capital. Em sua fala, ela destacou a importância da participação feminina na produção cultural e fez uma homenagem à organizadora do festival, que é o mais tradicional evento cinematográfico do Espírito Santo.

“Eu não posso deixar de falar, como governadora em exercício, dessa mulher guerreira que está aqui abrindo a 26ª edição do Festival de Cinema, Lucia Caus. A história dela é de luta para realizar seus sonhos. Mesmo diante da ausência de apoio, como já aconteceu algumas vezes, ela não se abateu e, ainda assim, a maior festa capixaba do cinema está acontecendo e está resistindo”, afirmou a governadora em exercício.

Durante a noite foram exibidos os filmes da 8ª Mostra Foco Capixaba e o primeiro filme da 9ª Mostra Competitiva Nacional de Longas. A apresentação ficou por conta da atriz e cantora Letícia Persilles e da atriz e apresentadora Lica Oliveira.

A produtora executiva do Festival, Larissa Delbone, lembrou da força econômica da cultura para a geração de empregos: “Hoje, o audiovisual representa 3% do PIB do nosso país. Nós somos uma economia. Nós somos uma indústria. O Festival de Cinema de Vitória gerou neste último ano 500 empregos diretos. A gente forma plateia, gera emprego e renda. Tudo isso com a energia super renovável, que é o capital humano. Nós vivemos da criatividade, nosso material de trabalho se renova a cada manhã, a cada sonho que a gente transforma em filme e exibe na nossa tela”, disse.

A relações públicas da ArcelorMittal, Fernanda Valadares, destacou a importância do Festival para a cultura da capital. “A gente busca projetos nessa linha: na linha do desenvolvimento da cultura, da geração de renda. Queremos parabenizar toda a organização do festival de cinema e dizer que estamos presentes e queremos continuar presentes em novas edições do Festival”, afirmou a representante da empresa – que é uma das patrocinadoras do evento e apresenta o Festivalzinho, parte da programação voltada para o público infantil.

Também estavam presentes na abertura do evento, o prefeito de Vitória, Luciano Rezende; os secretários de Estado da Cultura, Fabricio Noronha, e de Gestão e Recursos Humanos, Lenise Loureiro; a subsecretária de Estado da Cultura, Carolina Ruas; e o secretário municipal de Cultura, Francisco Grijó.