error: O conteúdo está protegido !! Compartilhe
A18a4fd91a4d81dccf1abc73e5afc150

Jaqueline Moraes e cônsul do Uruguai debatem balança comercial


Jaqueline Moraes e cônsul do Uruguai debatem balança comercial 1
ENCONTRO com o cônsul do Uruguai aconteceu na tarde de terça-feira (23).

 

A vice-governadora do Estado, Jaqueline Moraes, recebeu, na tarde dessa terça-feira (23), a cônsul do Uruguai, Maria Noel Reyes, em seu gabinete, no Palácio Fonte Grande, em Vitória. No encontro, elas debateram turismo e equilíbrio balança comercial entre o Espírito Santo e o Uruguai.

Segundo a cônsul, a princípio a visita ao Estado tinha sido marcada devido ao atracamento do Navio de Aprendiz da Marinha do Uruguai em porto capixaba. Mas, como o Espírito Santo é um dos principais parceiros comerciais do Uruguai, haviam outros pontos para serem discutidos.

Atualmente os principais produtos que o Espírito Santo exporta para o Uruguai são chocolate e café. Ao todo, 97,44% do café consumido pelo Uruguai é brasileiro.

“A balança comercial entre Espírito Santo e Uruguai apresenta um desequilíbrio. Além disso, quando observamos o histórico de relacionamento, vimos que durante muito tempo não houve uma aproximação entre o Estado e o Uruguai. Tomei posse há quatro meses e ficarei no cargo por cinco anos. Então, quero fazer essa aproximação, pois entendo que o Espírito Santo é um bom parceiro para o desenvolvimento”, afirmou Maria Noel Reyes.

A vice-governadora agradeceu a visita e ressaltou as potencialidades do Espírito Santo. “Assim como o Uruguai é um país pequeno e fica entre dois países grandes, o Espírito Santo é um estado territorialmente pequeno, que fica entre Bahia e Minas Gerais. Temos alguns desafios em comum e como somos pequenos temos que vender inteligência. Temos que ser exemplos. Trabalhamos para isso e as portas do Estado estão abertas para seguirmos juntos nesse desafio”, disse.

O secretário de Estado de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca, Paulo Foletto, participou do encontro e falou sobre a qualidade do café capixaba. “Na agricultura, nós caminhamos cada vez mais para cafés de qualidade. No ano passado, das 10 premiações de melhor café, ganhamos sete, inclusive, os dois principais: de arábica e o de conilon”, pontuou.

Já o subsecretário de Atração de Investimentos e Negócios Internacionais da Secretaria de Desenvolvimento, Gabriel Martins Feitosa, destacou as potencialidades do Estado.

“Temos uma grande oportunidade de avançarmos no comércio internacional com o Uruguai, principalmente na exportação de produtos como café e mamão, que atualmente são majoritariamente importados do Brasil, mas nos quais o Espírito Santo tem uma participação pouco expressiva. Outra área de interesse é a atração de empresas de base tecnológica, como produção de software, na qual o Uruguai se destaca na América Latina. Temos incentivos específicos para que nossos vizinhos possam expandir suas operações aqui no Estado”, explicou.

Também participaram do encontro o subsecretário de Estado de Turismo, Gedson Queiroz Merizio; o diretor executivo na Câmara de Comércio Brasil-China/ES, Carlos Eiras; e o coordenador de Fruticultura da Secretaria de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca, Ederaldo Panceri Flegler.


error: O conteúdo está protegido !! Compartilhe