Intervenções no Estádio Kleber Andrade para Copa do Mundo Sub-17 estão em fase final

O governador do Estado, Renato Casagrande, visitou, na manhã desta quinta-feira (3), o Estádio Estadual Kleber José de Andrade, em Cariacica, para acompanhar o andamento das obras no local. A partir do próximo dia 27, o principal palco do futebol capixaba sediará partidas da Copa do Mundo Sub-17, que acontecerá pela primeira vez no Brasil. A vice-governadora Jaqueline Moraes, o secretário de Estado de Esportes e Lazer, Júnior Abreu, e outras autoridades participaram da visita.

De acordo com Casagrande, as obras de conclusão do Kleber Andrade serão entregues no início do próximo ano, mas a praça esportiva terá totais condições de uso durante a competição. “Para o Mundial Sub-17 o placar eletrônico estará instalado, assim como a grama sintética ao lado do gramado já estará instalada e os banheiros concluídos. É um total de investimento com recursos do Estado que chegam a R$ 12 milhões”, explicou o governador.

Ele lembrou que as últimas obras realizadas no estádio ocorreram em 2014, quando o Kleber Andrade recebeu seleções que se preparavam para a Copa do Mundo no Brasil. “Ficamos quatro anos sem obras e agora que retornamos, resolvemos dar sequência e concluir esse importante equipamento esportivo”, pontuou Casagrande.

Três partes das intervenções já foram concluídas: o rebaixamento dos bancos de reservas, a instalação de painéis de energia fotovoltaica e da grama sintética ao redor do campo. Agora, os bancos estão instalados no local correto, em acordo com as normas da Fifa, rebaixados em 80 centímetros e com capacidade para 25 pessoas. O espaço também captará água da chuva, que poderá ser reaproveitada no estádio. Os painéis também estão em funcionamento e, assim, o Governo do Estado espera reduzir por completo o custo de energia elétrica no estádio. Além disso, a aplicação da grama sintética foi feita para evitar que os jogadores se machuquem em eventuais disputas de bola.

Já as obras nos banheiros da parte superior, uma das principais reivindicações dos torcedores que frequentam o Kleber Andrade, encontram-se em fase de conclusão. Isso facilitará o acesso do público, que antes precisava utilizar banheiros químicos ou descer até os que ficam localizados próximos à entrada do estádio.

Outra intervenção importante em fase final é a implantação do placar eletrônico. O equipamento, que será capaz de reproduzir imagens, vídeos e textos e terá um custo total de R$ 869 mil, tem 8,96 metros de comprimento e 4,8 metros de altura, totalizando 43 metros quadrados, e será instalado a 8 metros do chão. A previsão é de que seu funcionamento aconteça até o próximo dia 10.

Enquanto isso, a plantação de vegetação rasteira, ao lado das arquibancadas e de suas rampas, com o objetivo de evitar a formação de poças de barro em períodos chuvosos, também está quase pronta.

O secretário de Esportes e Lazer, Júnior Abreu, falou sobre a relevância das obras. “Em 2019, o Kleber Andrade recebeu um público de cerca de 85 mil torcedores. Isso é quase a soma dos dois anos anteriores, que totalizou 91 mil pessoas. Com a Copa do Mundo, a expectativa é que o número deste ano chegue a 120 mil. Por isso, queremos cada vez mais ofertar conforto e segurança, não apenas para os torcedores, mas para jogadores e membros das comissões técnicas, que são os protagonistas desse grande espetáculo que é o futebol”, comentou Abreu.

Após o Mundial serão realizadas mais intervenções no estádio, como a instalação dos elevadores e das escadas rolantes para o acesso aos vestiários, além do sistema de videomonitoramento e de melhorias das rampas das arquibancadas.

Confira abaixo a lista dos jogos da Copa do Mundo Sub-17 no Kleber Andrade:

27 de outubro (Domingo) – Estados Unidos x Senegal e Japão x Holanda
28 de outubro (Segunda-feira) – Espanha x Argentina e Tajiquistão x Camarões
30 de outubro (Quarta-feira) – Estados Unidos x Japão e Senegal x Holanda
31 de outubro (Quinta-feira) – Espanha x Tajiquistão e Argentina x Camarões
02 de novembro (Sábado) – Chile x Coreia do Sul e Senegal x Japão
03 de novembro (Domingo) – Argentina x Tajiquistão e Ilhas Salomão x México