The news is by your side.

Ifes divulga cronograma do processo seletivo para cursos técnicos no ES

HÁ VAGAS para o Campus Nova Venécia.

 

O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) divulgou o cronograma do processo seletivo para cursos técnicos nas modalidades presencial e a distância, todos gratuitos. São 4.180 vagas estão distribuídas nos 22 campi da instituição em 20 municípios do Estado. Serão oferecidas oportunidades em cursos técnicos integrados, concomitantes, subsequentes, além de cursos Proeja. Todos os cursos terão início no 1º semestre de 2020. O edital com os cursos oferecidos e todas as regras do processo seletivo será divulgado no site do Ifes: ifes.edu.br/processosseletivos/alunos.

As inscrições começaram no dia 1º de outubro e vão até 3 de novembro. A taxa de inscrição é de R$ 68 e a isenção pode ser solicitada até o dia 25 de outubro. No caso do Proeja, não há cobrança de taxa de inscrição. As provas serão realizadas no dia 1º de dezembro e o resultado final será divulgado no dia 11 de dezembro.

Metade das vagas ofertadas no processe seletivo é destinada a ações afirmativas, conhecidas popularmente como cotas. Para os cursos integrados, podem concorrer os estudantes que estejam concluindo o ensino fundamental este ano. Nessa modalidade, o estudante cursa tanto o ensino médio como o técnico no Ifes, não sendo possível obter o diploma de um sem completar o outro.

Os cursos técnicos concomitantes são voltados a quem já está no ensino médio em outra escola e pretende fazer a formação técnica no Ifes. A série da concomitância varia de acordo com o curso. Já para os cursos subsequentes, as vagas são voltadas a quem já concluiu o ensino médio. No caso dos cursos do Proeja, o currículo é integrado, mas podem concorrer apenas jovens e adultos com 18 anos ou mais, que não tenham concluído o ensino médio.

Novos cursos
Neste processo seletivo, são ofertados 8 novos cursos: Técnico em Administração (integrado) e Técnico em Agricultura (concomitante), no Campus Barra de São Francisco; Técnico em Alimentos (integrado), no Campus Itapina; Técnico em Meio Ambiente (integrado) e Técnico em Automação Industrial (concomitante), no Campus Linhares; Técnico em Meio Ambiente (concomitante), no Campus Nova Venécia; Técnico em Informática para Internet (integrado), no Campus Santa Teresa; e Qualificação Profissional em Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão (Proeja), no Campus Serra.

O Ifes possui 22 campi em funcionamento e está presente em todas as microrregiões capixabas.

você pode gostar também
Comentários
Loading...