Iema capacita gestores municipais para elaboração de políticas públicas de educação ambiental

A AGENDA faz parte do Programa Estadual de Educação Ambiental.

 

O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) iniciou a primeira de uma série de oficinas continuadas para os gestores municipais. A formação capacita os profissionais para trabalharem na construção dos planos municipais de educação ambiental. A primeira capacitação aconteceu nesta quarta-feira (09), no Parque Rota das Garças, em Viana.

A agenda faz parte do Programa Estadual de Educação Ambiental, que promove desenvolvimento sistematizado de ações para a construção de políticas intersetoriais de educação ambiental no âmbito municipal através de oficinas regionais. Nos eventos, os gestores poderão discutir políticas de educação ambiental baseando-se em diretrizes apontadas no Programa, como a participação popular, o estimulo à cidadania e à justiça social, com enfoque na redução do consumo e na produção sustentável, além de estimular a consciência crítica sobre a problemática socioambiental.

O diretor presidente do Iema, Alaimar Fiuza, lembrou que outubro é o mês em que se comemora o dia do educador ambiental e pontuou a importância deste profissional citando Paulo Freire. “Ensinar não é transferir conhecimento e sim construir possibilidades de educação”. Fiuza ainda acrescentou que o processo decorrente desta oficina enriquece o trabalho de aproximação com os municípios e torna este processo mais participativo, democrático e transversal.

Para o Subsecretário de Estado de Meio Ambiente, Elber Tesch, é preciso investir na formação de cidadãos mais conscientes e preocupadas com a saúde do planeta. “A educação sempre será uma ferramenta poderosa de transformação. Um trabalho bem feito de educação ambiental vai poupar os fiscais do Iema no futuro, porque as crianças atingidas hoje por essas políticas assertivas poderão se tornar pessoas mais responsáveis. Será uma geração mais consciente do seu papel de protetor do meio ambiente e isso vai fazer toda a diferença”.

A gerente de Educação Ambiental do Iema, Anna Tristão, reiterou o compromisso do Estado de estimular os municípios a se envolverem ainda mais na construção conjunta de soluções políticas em prol da Educação Ambiental. “Temos uma meta de multiplicar o conhecimento sobre a importância dessa adesão para os 78 municípios capixabas. Sabemos que esse envolvimento é extremamente necessário e urgente”.

Para conhecer melhor o Programa Estadual de Meio Ambiente acesse: AQUI