error: O conteúdo está protegido !! Compartilhe
A18a4fd91a4d81dccf1abc73e5afc150

Idaf realiza ações para ajudar municípios afetados pelas chuvas


Idaf realiza ações para ajudar municípios afetados pelas chuvas 1
Equipes do Idaf ficaram à disposição para realização de ações nos municípios atingidos pelas chuvas.

 

O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) vem fazendo diversas ações na última quinzena para ajudar os municípios capixabas atingidos pelas chuvas que ocorreram no mês de janeiro.

Por direcionamento do governo, o Instituto liberou a frota de veículos, que inclui camionetes, para auxiliar a defesa civil dos municípios afetados, levar mantimentos às vítimas das chuvas e auxiliar no resgate de animais. Também foi feito vistoria em barragens e apoio técnico aos municípios.

“Segui orientações do governador Renato Casagrande para disponibilizar toda a estrutura do instituto para dar assistência aos municípios afetados. Participei de várias reuniões nesses municípios para entender quais eram as demandas mais urgentes em que o Idaf poderia ajudar”, ressaltou o diretor-presidente do Idaf, Mário Louzada.

Doações para as vítimas

As unidades do Idaf presentes em todos os municípios capixabas ficaram à disposição da sociedade por duas semanas para receber e encaminhar as doações para as vítimas das chuvas. Todos os dias saíam das unidades carros, vans e camionetes do Instituto, lotados com doações.

Para Louzada, a solidariedade capixaba fez toda a diferença nesse momento tão doloroso. “Recebemos muitas doações. Era impossível contabilizar, pois sempre chegava mais e, em seguida, saía para os municípios. Queria agradecer também aos servidores do Idaf que não mediram esforços para ajudar no que foi preciso, seja com apoio técnico, no transporte e logística das doações, nas doações realizadas por eles e por toda dedicação”, comentou.

Resgate de animais

Os veículos do Idaf também foram utilizados para resgatar animais de Vargem Alta, Iconha e Cachoeiro de Itapemirim, em parceria com o Grupo de Resgate de Animais em Desastres (GRAD), organizado pelo Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal, em conjunto com representantes do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Espírito Santo (CRMV-ES).

Segurança hídrica

Pensando na segurança hídrica, os servidores do Idaf estão atendendo a demandas da Defesa Civil dos municípios para verificar a regularidade do licenciamento ambiental das barragens, avaliando a existência e funcionamento das estruturas de vazão máxima e mínima, bem como a situação geral das barragens.


error: O conteúdo está protegido !! Compartilhe