The news is by your side.

Idaf alerta: últimos dias da etapa de vacinação contra febre aftosa

Até o final da campanha devem ser vacinados 2,1 milhões de animais no Estado.

Restam apenas dez dias para o encerramento da segunda etapa de vacinação contra a febre aftosa. Os pecuaristas capixabas devem vacinar bovinos e bubalinos de todas as idades até o dia 30 de novembro.

Segundo o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), nos primeiros 20 dias da etapa, 36% dos animais foram vacinados, o que equivale a 728 mil cabeças de bovinos e bubalinos. Até o final da campanha devem ser vacinados 2,1 milhões de animais no Estado.

Segundo médico-veterinário Porto Junior, responsável no Idaf pelo Programa Nacional de Vigilância para Febre Aftosa (Pnefa), o produtor precisa se atentar para o prazo final de vacinação. “Restam poucos dias para o produtor vacinar todo o rebanho, é essencial que todos os animais sejam vacinados dentro do prazo para que o Espírito Santo continue mantendo altos índices de comprovação da vacinação e caminhe para uma retirada segura da vacinação tão logo seja possível”, alerta o médico-veterinário.

A comprovação da vacinação é obrigatória e pode ser feita pela internet ou nos escritórios do Idaf. Para o procedimento on-line, pelo Sistema de Gestão Agropecuária (Siapec), é preciso comparecer previamente ao escritório do Instituto para obter login e senha de acesso ao sistema, caso ainda não possua.

Pelo Siapec, a comprovação pode ser feita até o dia 30 de novembro. Caso o produtor opte por comprovar a vacinação via e-mail ou presencialmente nos escritórios do Idaf, o prazo é maior, e vai até o dia 10 de dezembro.

Durante a comprovação da vacinação, os produtores também devem informar os nascimentos e as mortes de animais ocorridos na propriedade, desde a última atualização do rebanho.

Mais detalhes em: https://idaf.es.gov.br/orientacoes-segunda-etapa-aftosa

 

você pode gostar também
Comentários
Loading...