error: O conteúdo está protegido !! Compartilhe
A18a4fd91a4d81dccf1abc73e5afc150

Hospitais promovem capacitações sobre coronavírus


Hospitais promovem capacitações sobre coronavírus 1
O objetivo das reuniões e treinamentos é esclarecer dúvidas e evitar o pânico em relação à doença

 

Mesmo não havendo casos suspeitos do novo coronavírus (2019-nCoV) no Estado, profissionais de saúde estão se mobilizando para ofertar treinamentos sobre a doença, seguindo as diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Saúde e o Plano Estadual de Enfrentamento e Controle da doença desenvolvido pela Secretaria da Saúde (Sesa).

A diretoria técnica do Hospital Estadual Infantil Nossa Senhora da Glória (HINSG), em Vitória, convocou todos os profissionais que atuam na unidade para um treinamento nessa quinta-feira (5) e sexta-feira (6). Os encontros acontecem no auditório do hospital em horários distintos para que os profissionais de todos os turnos de trabalho participem.

Participarão do treinamento os trabalhadores da saúde ou não (médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas, fonoaudiólogos, farmacêuticos e todos os demais que atuam nos serviços administrativos e de atendimento aos pacientes).

De acordo com a diretora técnica do HINSG, Rose Lane Faria, o objetivo das reuniões é esclarecer dúvidas e evitar o pânico em relação à doença. “Vamos explicar aos profissionais como deve ser o manejo do paciente com sintomas suspeitos e passar as informações técnicas de forma correta para combater as fake news. Como somos referência para atendimento desta nova doença, estamos convocando os profissionais para treinamento de urgência”, disse.

Além das reuniões, todos os profissionais que possuem acesso ao computador no HINSG, podem acessar o Protocolo Operacional Padrão (POP). Esse sistema possui as aulas do treinamento, fluxo de diagnósticos e treinamento dos pacientes e fichas de notificações para a vigilância municipal.

 

Himaba

Médicas do Hospital Estadual Infantil e Maternidade Dr. Alzir Bernardino Alves (Himaba), em Vila Velha, participaram, no dia 30 de janeiro, de uma webaula sobre o novo vírus.

A aula, promovida pelo Centro de Telessaúde, ligado ao Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (HC-UFMG), foi ministrada pelo clínico infectologista, professor Unaí Tupinambás. Na explanação on-line, o professor falou sobre as síndromes respiratórias associadas ao coronavírus, a epidemiologia da doença, os sinais e sintomas clínicos e quando devemos suspeitar da infecção pelo novo vírus.

A médica do Serviço de Controle de Infecção do Himaba Carolina Frizzera Dias reuniu o grupo de profissionais para assistir a webaula. “É muito importante conhecer esse novo vírus, que tem gerado muita dúvida e saber o que deve ser feito em casos suspeitos. Também é necessário frisar que o paciente além de ter quadro de febre e sintomas de doença respiratória, ele tem que ter vindo de área de risco e nesse momento está sendo somente a China, que possui risco de transmissão”, explicou.


error: O conteúdo está protegido !! Compartilhe