HEUE chama atenção da sociedade sobre importância da doação de órgãos

A AÇÃO vai tirar dúvidas dos pacientes, acompanhantes e profissionais do hospital sobre o tema.

 

Membros da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos pra Transplante (CIHDOTT), do Hospital Estadual de Urgência e Emergência (HEUE), em Vitória, vão orientar a sociedade sobre a importância da doação de órgãos. A unidade hospitalar é gerenciada pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, por meio de contrato de gestão firmado com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

A ação, que tem início na próxima segunda-feira (16), vai tirar dúvidas dos pacientes, acompanhantes e profissionais do hospital sobre o tema. Para atingir a população que circula pelas proximidades do HEUE, será realizado um pit stop, com distribuição de folhetos, na avenida Beira-Mar. Os profissionais do hospital também vão participar de um “Quiz” com perguntas sobre doação de órgãos.

No dia 27 de setembro, Dia Nacional de Doação de Órgãos, a enfermeira do HEUE, Roberta Lopes, também abordará as principais orientações para identificação do potencial doador de córneas. Já a psicóloga Caroline Pimentel, conduzirá um bate-papo sobre a entrevista familiar durante o processo de doação.

Segundo o diretor Hospitalar do HEUE, Paulo Santos, “disseminar conhecimento é importantíssimo no processo de doação de órgãos. As atividades, no Movimento Setembro Verde, são mais uma alternativa de sensibilização para ampliar o “sim” para doação”, explicou.
A campanha “Setembro Verde” faz menção ao Dia Nacional de Doação de Órgãos, no dia 27 de setembro. No Espírito Santo, a Lei Estadual 10.374/2015 inclui no calendário oficial do Estado o “Setembro Verde” como o Mês de Conscientização Sobre a Doação de Órgãos”,

 

Confira a programação do HEUE

16/09 a 20/09 – Balcão de Informações Sobre Doação de Órgãos
Horário: 14h30
Local: Próximo à Recepção de Acompanhantes

20/09 – Tire dúvidas sobre Doação de Órgãos, durante a Reunião de Acolhimento
Horário:  14h
Local: Auditório

23/09 – Pit Stop da Cihdott
Horário: 10h
Local: Avenida Beira-Mar (Atrás do hospital)

24/09 – Abordagem familiar: pré-visita nas UTIs
Horário: 15h40

25/09 – Quiz para os colaboradores: Diurno e Nortuno
Horários: às 15h30 / 20h
Local: Próximo ao Caixa dos Banestes

27/09 – Dia “D” – Dia Nacional de Doação de Órgãos
Abertura Oficial
Horário: às 8h

8h30: Orientação para identificação do potencial doador de córneas
Palestrante: Roberta Lopes, enfermeira do HEUE
9h: Entrevista familiar para doação de órgãos
Palestrante: Caroline Pimentel, psicóloga do HEUE

 

Sobre a Pró-Saúde

A Pró-Saúde é uma entidade filantrópica que realiza a gestão de serviços de saúde e administração hospitalar há mais de 50 anos. Seu trabalho de inteligência visa à promoção da qualidade, humanização e sustentabilidade. Com 16 mil colaboradores e mais de 1 milhão de pacientes atendidos por mês, é uma das maiores do mercado em que atua no Brasil.

Atualmente realiza a gestão de unidades de saúde presentes em 23 cidades de 11 Estados brasileiros — a maioria no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Atua amparada por seus princípios organizacionais, governança corporativa, política de integridade e valores cristãos.

A criação da Pró-Saúde fez parte de um movimento que estava à frente de seu tempo: a profissionalização da ação beneficente na saúde, um passo necessário para a melhoria da qualidade do atendimento aos pacientes que não podiam pagar pelo serviço. O padre Niversindo Antônio Cherubin, defensor da gestão profissional da saúde e também pioneiro na criação de cursos de Administração Hospitalar no País, foi o primeiro presidente da instituição.