Um Carnaval diferenciado. É assim a folia em Guriri que começou nesta quinta-feira e vai até às 3 horas da madrugada da Quarta-feira de Cinzas. Durante estes 6 dias da folia um forte esquema de segurança foi montado pela Polícia Militar que reúne dezenas de policiais dos batalhões da região norte e noroeste do Estado.


Para dar conta dos 200 mil foliões esperados em Guriri, a PM contará com o reforço do batalhão de outras três cidades (Colatina, Barra de São Francisco e Nova Venécia)

Seis trios elétricos vão circular pelo Corredor da Folia que este ano ganhou uma estrutura jamais vista em Guriri. Por ele desfilarão os trios e as bandas e artistas dos diversos tipos de rítimos, do Axé ao Pop.

A prefeitura de São Mateus através de suas secretarias definiu várias ações que estão sendo desenvolvidas como forma de garantir o sucesso do Carnaval 2019, e a segurança de turistas, veranistas e moradores do município.

O Ministério Público reuniu nesta quarta-feira a Prefeitura, entidades ligadas ao evento e as forças de segurança: Polícia Civil, Militar e Corpo de Bombeiros para formalização de um Termo de Ajuste de Conduta que estabelece as normas.

Ficou determinado que a folia só pode ocorrer até as 3 horas da madrugada. Este horário é o limite para funcionamento de música nos bares e restaurantes do balneário.

SEGURANÇA

O tenente-coronel Menegatti explicou a importância do documento. “Nossa preocupação era compartilhar responsabilidades com os demais órgãos, porque segurança pública não depende apenas da PM. Dessa forma, todo mundo se comprometeu a fazer algo e ficou delimitado o que será permitido durante o Carnaval”, disse.

Para dar conta dos 200 mil foliões esperados em Guriri, a PM contará com o reforço do batalhão de outras três cidades (Colatina, Barra de São Francisco e Nova Venécia); além da Companhia de Missões Especiais, da Polícia Montada e da Companhia de Operações com Cães. Apesar de não relevar o efetivo empregado, Menegatti acredita que será o suficiente para um carnaval tranquilo.

Por meio de nota, a Prefeitura de São Mateus informou que, além do reforço no policiamento com a Operação Verão da Polícia Militar, o município conta com a vigilância da central de videomonitoramento e com 180 homens para atuarem diariamente na segurança, divididos entre 120 guardas municipais e 60 seguranças particulares.

Município participa do TAC é garante atender normas

Representantes da Prefeitura de São Mateus, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Associação de Vendedores Ambulantes do Município de São Mateus (ABAVAM) e demais instituições da sociedade civil organizada estiveram reunidos nesta quarta-feira (27), no Ministério Público Estadual – Promotoria de Justiça Cível de São Mateus – para participar da assinatura do Termo de Ajuste de Conduta (TAC) referente ao Carnaval Guriri 2019, que ocorre de 28 de fevereiro a 05 de março.

O TAC tem por objetivo o cumprimento de diversas determinações a serem adotadas durante o Carnaval Guriri 2019, visando salvaguardar moradores, turistas e pessoas que trabalharão em Guriri durante a folia.

Dentre as determinações do TAC ficou estabelecido que o horário de encerramento da programação do Carnaval Guriri 2019 não poderá ultrapassar as 3h00 (três da manhã). A decisão está em conformidade ao horário estabelecido pela Prefeitura de São Mateus, por meio do Decreto nº 10533 de 7 de fevereiro de 2019.

Este também é o horário limite para o encerramento de eventuais atrações musicais e sonorização nos restaurantes e barracas.

O TAC prevê que a Prefeitura de São Mateus, por meio do setor de Fiscalização de Posturas da Secretaria Municipal de Obras, Infraestrutura e Transporte seja responsável em promover as medidas cabíveis e necessárias para prevenir e evitar o uso de garrafas de vidro durante o evento, aplicando as sanções adequadas.

O TAC também determina que os carros de som poderão funcionar somente em espaço próprio, já estabelecido pelo Município. A área reservada fica localizada em frente à Arena Ao Mar.

Fonte: Fanoticias.com.br

Deixe aqui sua opinião: