error: O conteúdo está protegido !! Compartilhe
A18a4fd91a4d81dccf1abc73e5afc150

Governo do ES inicia vacinação dos adolescentes de 12 anos ou mais


 

Governo do ES inicia vacinação dos adolescentes de 12 anos ou mais 1
Em ato simbólico, governador Renato Casagrande deu início à vacinação de adolescentes de 12 anos

Avançar com a imunização contra Covid-19 em toda população é uma das estratégias do Governo do Espírito Santo para combater o vírus em solo capixaba. Diante disso, foi iniciada a vacinação de um novo grupo prioritário: adolescentes de 12 anos ou mais sem comorbidade.

O ato simbólico foi realizado na manhã desta quinta-feira (23), no Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral (CEEFMTI), em Vila Velha, com a participação do do governador do Estado, Renato Casagrande, da vice-governadora Jacqueline Moraes e do secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes. Foram vacinados na ação cinco jovens que estudam na unidade, com autorização prévia dos responsáveis para receber a dose.

“Estamos trabalhando em conjunto com as prefeituras e avançamos bem com a vacinação. Com as doses que adquirimos junto ao Instituto Butantan, vamos poder usar as vacinas que chegam do Ministério da Saúde para avançar ainda mais na imunização dos adolescentes e na dose de reforço dos idosos. Já temos todas as doses necessárias para imunizar os adolescentes e os adultos. Por isso, fazemos um apelo para que todos os jovens: vacinem-se”, disse Casagrande.

A partir de agora, o Estado que, na semana passada, iniciou a vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos com deficiências permanentes, que possuem comorbidades, que sejam gestantes, puérperas e lactantes, ou ainda aqueles privados de liberdade, imunizará toda essa população sem critérios.

“A vacinação na escola visa alcançar um grande número de pessoas imunizadas em um curto espaço de tempo, permitindo que seja mobilizado também os pais e evidenciando a segurança da utilização da vacina. Esse é um momento muito bonito, que pode permitir, no início do mês de outubro, que toda a população adulta e adolescentes esteja vacinada com a primeira dose. Essa é a nossa meta com os municípios capixabas”, explicou o secretário Nésio Fernandes.

De acordo com a Resolução da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) n°172/2021, a vacinação dos adolescentes deve ser realizada com o imunizante da Pfizer/BioNTech. A população de adolescentes de 12 a 17 anos com e sem comorbidades no Espírito Santo é de 338.971 pessoas.

Momento de emoção e gratidão

Elisa Ciriaco Bernabé, de 12 anos, foi a primeira imunizada da manhã. A ansiedade era visível pelo tão esperado momento. “Estou um pouco nervosa, mas muito feliz. Esperamos muito esse momento chegar. Esse é um marco em nossas vidas, na história da nossa escola, não tenho muitas palavras, só gratidão”, declarou.

A mãe de Elisa, Sandra Ciriaco, que também é professora do Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral (CEEFMTI), fez questão de participar da vacinação da filha.

“É uma felicidade sem tamanho ver que assim como eu, minha filha está tendo essa oportunidade. Nosso governador é um homem de coragem e mesmo quando quase perdemos a esperança nessa vacinação dos adolescentes, ele foi firme e está nos dando a chance que muitas famílias não tiveram. Me sinto representada e dedico este momento a todas as vidas perdidas para essa triste doença”, comentou Sandra, emocionada.

Para Maria Eduarda Barbosa Cordeiro, de 13 anos, essa é uma esperança a mais para sua geração. “Estar imunizada é motivo de muita emoção. Meus pais tiveram essa doença e juntos nós passamos por tudo. Agora ver minha família e meus amigos sendo vacinados é indescritível. Estou muito, muito, e muito feliz”, relatou.

Paulo Ricardo Couto, de 15 anos, também viu muitas pessoas adoecerem e comemorou a vacinação. “Vou me sentir muito mais seguro a partir de agora. Perdi amigos e senti uma grande tristeza. Muitas pessoas sofreram por causa da Covid. Mas agora no meu coração só tem espaço para alegria e esperança”, afirmou.

Também foram vacinados no ato simbólico outros dois estudantes da escola: Julia Evellyn de Andrade Ribeiro, 14 anos; e Roberth Gabriel Santiago, 16 anos. Além disso, outros 300 alunos serão vacinados ao longo do dia.


error: O conteúdo está protegido !! Compartilhe