Governador participa de encontro com lideranças do setor agrícola

1º ENCONTRO das Lideranças do Agro com a Política Capixaba aconteceu nesta quinta-feira, em Vitória.

O governador Renato Casagrande participou, na tarde desta quinta-feira (24), do 1º Encontro das Lideranças do Agro com a Política Capixaba, realizada no Centro de Convenções de Vitória. Durante o evento promovido pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e pela Federação da Agricultura e Pecuária do Espírito Santo (FAES), Casagrande destacou a importância do setor e os esforços do Governo do Estado para o desenvolvimento do setor.

“Vamos concluir dez meses de gestão e nesse tempo tivemos que recuperar o prestígio da agricultura através do Incaper, que estava destruído. Fortalecemos os órgãos da agricultura, apoiando seus programas. A Secretaria da Agricultura tem trabalhado nas áreas de infraestrutura, assistência técnica e extensão rural. O Incaper e o Idaf, esse último que tem orientação de educação e não punição, estão ligados ao nosso trabalho de recuperação da agricultura”, afirmou o governador.

E completou: “Somos um Estado pequeno, mas somos um alto produtor de café, na pecuária, ovos, pimenta do reino, entre outros. Temos um potencial! Estamos retomando os investimentos em rodovias rurais. Nós queremos estar à disposição de todos os setores da agricultura”.

Casagrande lembrou que o Espírito Santo teve uma sucessão de notícias negativas para a agricultura nos últimos anos, como o período de estiagem prolongada e a baixa na cotação do café. Segundo ele, esse cenário trouxe muitas dificuldades para os produtores que se viram em meio a dívidas. Em sua avaliação, a proposta de renegociação das dívidas apresentada pelo Banco do Brasil deve ser melhorada. “Mas ela já é uma proposta, algo que não tínhamos dias atrás”, ponderou. O governador declarou ainda que o número de operações deste tipo nos bancos estaduais não é grande, mas que eles devem seguir o caminho trilhado pelo BB.

O secretário de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca, Paulo Foletto, também participou do evento. O Encontro de Lideranças do Agro foi lançada em caráter experimental no Espírito Santo. Este primeiro evento teve a participação ainda dos presidentes das Federações do setor dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. O secretário executivo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Marcos Monte, também esteve presente.