Governador participa de abertura de feira agrícola em São Gabriel da Palha

O governador do Estado, Renato Casagrande, participou, na tarde desta quinta-feira (8), da abertura da 1° Feira de Agronegócios Cooabriel, em São Gabriel da Palha. Ele visitou estandes, falou com produtores rurais e cumprimentou os visitantes. O evento está sendo realizado no Parque de Exposições Romeu Joaquim de Souza e vai até o próximo sábado (10). A entrada é gratuita.

Governador participa de abertura de feira agrícola em São Gabriel da Palha

Governador participa de abertura de feira agrícola em São Gabriel da Palha

Governador participa de abertura de feira agrícola em São Gabriel da Palha, Em sua fala, Casagrande saudou a iniciativa da Cooperativa Agrária de Cafeicultores de São Gabriel (Cooabriel) em realizar o evento e destacou a importância da entidade para o Espírito Santo.

“A nossa ideia é fortalecer os eventos que promovem o desenvolvimento nas regiões. São Gabriel da Palha já é um município muito dinâmico e muito avançado com relação a algumas atividades econômicas, inclusive a Cooabriel é a maior cooperativa de café robusta do mundo”, afirmou.

Governador participa de abertura de feira agrícola em São Gabriel da Palha

Foto: Hélio Filho/Secom

Para o governador, a feira promove a integração com outras empresas da região na economia do município, além de promover um intercâmbio de tecnologia, visando o desenvolvimento e busca de novos mercados.

Durante o evento, Casagrande também apontou os investimentos do Governo do Estado no setor agrícola. “Estamos retomando o papel da Seag [Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca] na agricultura familiar. A Secretaria tem um papel importante também na infraestrutura, como a construção e fiscalização de barragens, obras do Caminhos do Campo, calçamento e telefonia rural”, disse.

Ele ressaltou que, nos últimos anos, “houve um afastamento do Governo com relação ao apoio à assistência técnica e extensão rural”. No entanto, a atual administração está retomando os investimentos nessa área, visando aumentar a capacidade do produtor de gerar riqueza. “Também será disponibilizado crédito através do Bandes e Banestes para que o agricultor, com assistência técnica adequada feita pelo Incaper e o Idaf, possa fazer a agregação de valor dos produtos agrícolas”, completou.

Além das possibilidades de negócios, a feira terá como atrativos palestras com autoridades mundiais do agronegócio, como o professor Luiz Carlos Molion, considerado como a maior autoridade brasileira em matéria de clima. Ele falará sobre a “Perspectiva do Clima para Safra 2019/2020 e sua Tendência para os 10 anos”.

Para o secretário de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca, Paulo Foletto, essa primeira edição da feira superou todas as expectativas: “Foi uma surpresa em relação ao tamanho do evento. Não pela Cooabriel, que é uma cooperativa que tem sempre uma perspectiva de olhar para o futuro com visão de desenvolvimento econômico social e ambiental. Mas sim pela quantidade de eventos, informações e palestras ao longo do dia de hoje e de amanhã”, finalizou.

Outro destaque será o doutor em Educação, José Luiz Tejon, autor de 33 livros e reconhecido como um dos melhores conferencistas internacionais com ênfase em superação. Tejon foi eleito pela revista “Isto É Dinheiro Rural” como uma das 100 personalidades mais influentes do agribusiness. Sua palestra terá como tema “A Cooabriel sou eu”.  A expectativa dos organizadores da festa é de reunir dez mil pessoas nos três dias de evento.