Febre, tosse, irritação nos olhos e manchas são sintomas do sarampo

Febre, tosse, irritação nos olhos e manchas são sintomas do sarampo

Febre, tosse, irritação nos olhos e manchas são sintomas do sarampo

DEVE ser aplicada uma dose da vacina tríplice viral em todas as crianças de 6 meses a menores de 1 ano (dose zero).

Os sintomas iniciais de sarampo são febre acompanhada de tosse persistente, irritação ocular, coriza e congestão nasal e mal-estar intenso. Após estes sintomas, há o aparecimento de manchas avermelhadas no rosto, que progridem em direção aos pés, com duração mínima de três dias. O sarampo é uma doença que pode se agravar com infecções secundárias como pneumonia e levar à morte.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) registrou este ano, até esta quarta-feira (12), um total de 169 notificações de casos suspeitos de sarampo no Estado. Desses, 142 casos foram descartados, um foi confirmado (em Cariacica) e 26 seguem em investigação.

A doença

O sarampo é uma doença viral de elevada contagiosidade, cuja a transmissão ocorre por meio de secreções nasofaríngeas expelidas ao tossir, espirrar e falar. Casos graves podem levar ao óbito.

Esquema vacinal

Deve ser aplicada uma dose da vacina tríplice viral em todas as crianças de 6 meses a menores de 1 ano (dose zero). A partir dos 12 meses de idade, a primeira dose da vacina tríplice viral e uma dose da vacina tetra viral aos 15 meses.

Os indivíduos de 1 a 29 anos devem ter duas doses de vacina com o componente sarampo. Para aqueles de 30 a 49 anos, uma dose é o suficiente.

Os trabalhadores da Saúde devem ter duas doses da vacina, independentemente da idade.