error: O conteúdo está protegido !! Compartilhe
A18a4fd91a4d81dccf1abc73e5afc150

Estado recebe 144.720 doses de vacinas contra a Covid-19 nesta semana


Estado recebe 144.720 doses de vacinas contra a Covid-19 nesta semana 1
Estado receberá doses da Coronavac (Sinovac/Butantan) e da Pfizer/BioNTec ainda nesta quinta (24).

 

O Ministério da Saúde sinalizou o envio de 144.720 doses de vacinas contra a Covid-19 para esta semana ao Espírito Santo referentes à 27ª pauta de distribuição. Chegam nesta quinta-feira (24) 65.200 Coronavac (Sinovac/Butantan) e 47.970 da Pfizer/BioNTec. Serão entregues também 31.550 da Janssen (Johnson & Johnson), entretanto a data de envio ainda não foi confirmada.

As doses serão encaminhadas à Central Estadual de Rede de Frio e a distribuição realizada aos municípios da Região Metropolitana e às regionais de saúde Central, Norte e Sul a partir da manhã desta sexta-feira (25). Para a distribuição da Janssen, a Secretaria da Saúde aguarda confirmação da data de envio.

Além disso, as vacinas Pfizer serão destinadas à aplicação de primeiras doses no público geral por faixa etária e nos grupos prioritários definidos pelo Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 em andamento no Estado.

As doses da Coronavac serão utilizadas para complementar as segundas doses dos esquemas em atraso, finalizando 100% desse atendimento, além de poder dar início a pouco mais de 9 mil novos esquemas (com a segundas doses já asseguradas). Já para as doses da Janssen, ficou pactuado entre Estado e municípios o envio destinado ao público geral por faixa etária.

 

Incorporação da Janssen ao PNI

As primeiras doses da vacina Janssen chegam ao Estado, nesta quinta-feira (24), sendo o quarto imunizante incorporado ao Sistema Único de Saúde por meio do Programa Nacional de Imunizações no enfrentamento à Covid-19 no Brasil. O Estado receberá nesta primeira remessa 31.550 vacinas.

Segundo a coordenadora do Programa Estadual de Imunizações e Vigilância das Doenças Imunopreveníveis, Danielle Grillo, a inserção deste novo imunizante ao SUS traz perspectivas ainda mais positivas para a cobertura vacinal capixaba.

“É uma vacina com esquema em dose única, que para uma campanha de vacinação do tamanho da Covid-19 é extremamente importante, pois auxilia na redução da taxa abandono do esquema vacinal, na possibilidade de vacinar mais pessoas de uma única vez, além de possibilitar o aumento da cobertura vacinal”, explicou a coordenadora.

Para este primeiro momento, devido ao quantitativo de doses e a especificidades da data de validade – ampliada para 08 de agosto pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), será direcionada aos quatro municípios de maior população na Grande Vitória: Cariacica, Serra, Vila Velha e Vitória.

Em remessas futuras, as doses serão proporcionalmente distribuídas aos demais municípios, tal qual ocorrem as distribuições dos demais imunizantes.

Taxa de utilização das doses

Para esta nova remessa, será realizada uma nova atualização dos municípios que apresentam a taxa de utilização das doses abaixo dos 80%. A distribuição e o quantitativo de municípios serão realizados nesta quinta-feira (24) com a chegada das doses em território capixaba.

A orientação de manter a taxa de utilização das doses recebidas contra a Covid-19 acima dos 80% visa a garantir a aplicação das doses recebidas em tempo hábil na população, disponibilizando a distribuição de 50% das doses aos municípios que não atingirem a taxa de excelência, tendo os demais 50% distribuídos aos municípios que conseguiram.

Vale ressaltar que os municípios que na última distribuição se encontravam abaixo de 80%, mas que alcançaram a meta na nova atualização, receberão as doses da última semana de forma complementar, além da garantia de 100% das doses.

“Faremos a complementação das doses àqueles municípios que na distribuição anterior não atingiram a meta, mas na nova atualização já alcançaram. A população não ficará sem doses, nosso objetivo é agilizar a aplicação das doses que chegam ao Estado”, explicou Danielle Grillo.


error: O conteúdo está protegido !! Compartilhe