Espírito Santo recebe espaço público que integra atividades culturais, esportivas e de assistência social

O município de São Mateus recebeu a 14ª Estação Cidadania do País. Espaço foi inaugurado nesta segunda (28) pelo ministro da Cidadania em exercício, Lelo Coimbra

O município de São Mateus, no Espírito Santo, recebeu a 14ª unidade da Estação Cidadania do País. O espaço que integra diversos serviços oferecidos à comunidade em situação de vulnerabilidade foi inaugurado, nesta segunda-feira (28), pelo ministro da Cidadania em exercício, Lelo Coimbra. O representante do governo federal reforçou que a estrutura representa uma política pública de construção da cidadania, por meio de atividades culturais, esportivas e de assistência social.

“Esse espaço, tão bem construído, com tantos recursos, diz a que veio. Ele reflete a importância das ações que aqui são desenvolvidas, expressa o nosso conceito de cidadania. É um espaço onde se podem somar as energias em prol de um objetivo comum. Nós traçamos uma política de unir a ação social, a cultura e o esporte em um mesmo espaço”, resumiu Lelo Coimbra.

Presente na inauguração, o secretário de Difusão e Infraestrutura Cultural do Ministério da Cidadania, Paulo Nakamura, parabenizou o empenho da Prefeitura de São Mateus e também da comunidade, que já começa a se apropriar do espaço. A ideia é que diversas atividades formativas e recreativas ocupem o lugar, oferecendo alternativas à população local.

O prefeito Daniel Santana Barbosa agradeceu o apoio do governo federal, sem o qual não teria sido possível concluir a obra. Já a secretária de Assistência Social do município, Marinalva Broedel, celebrou a união de setores fundamentais à construção da cidadania em um único lugar. O secretário municipal de Esporte,
Jasson Barbosa Barcelos Filho, indicou que a recém-inaugurada Estação Cidadania vem fortalecendo a comunidade, pois algumas atividades já começam a ser oferecidas no espaço.

Os presentes na cerimônia de inauguração assistiram a apresentações de maculelê, samba de roda e break dance. Uma roda de capoeira também formada no local ainda contou com a participação do prefeito Daniel Barbosa e do secretário de Infraestrutura Cultural do Ministério da Cidadania Paulo Nakamura, que se juntaram aos integrantes do grupo Capura Raça, encorpando a atividade.

Sobre a Estação Cidadania

A mais nova Estação Cidadania do Brasil está localizada no bairro Ayrton Senna, um dos mais vulneráveis da região. As estimativas são de que, a cada ano, cerca de 20 mil pessoas se beneficiem da infraestrutura e dos serviços oferecidos no espaço.

Atualmente, já são oferecidos algumas atividades e oficinas no espaço, como capoeira, inclusive para formação de mestres, com aulas de didática e metodologia de ensino; ginástica aeróbica, zumba, audiovisual, caratê, jiu jitsu, futsal, hip hop e grafite.

Segundo o gestor do espaço, David Santos, a praça onde está localizada a Estação Cidadania já é a mais frequentada no município, apesar de não estar localizada no centro da cidade.

David observa que, depois de iniciadas as atividades no local, os índices de violência e de consumo de drogas entre jovens diminuíram na região. “O retorno que temos é diário. Os pais falando que os filhos estão mais sociáveis em casa, com mais interesse em atividades na escola. Esse é o melhor pagamento que podemos ter”, afirmou.

Com três mil m², a unidade de São Mateus conta com pista de skate, equipamentos de ginástica, playground, quadra poliesportiva coberta e pista de caminhada. A estrutura também comporta dois edifícios multiuso com Centro de Referência de Assistência Social (Cras), biblioteca com telecentro, cineteatro e auditório.