Espírito Santo recebe equipamento para auxiliar na testagem da Covid-19

 

O extrator de RNA foi entregue no final de dezembro, beneficiando o ES e outras 20 unidades da Federação 

O Laboratório Central de Saúde Pública do Espírito Santo (Lacen/ES) recebeu um Extrator de Ácidos Nucleicos (extrator de RNA) e seis kits de extração para realização de testes para Covid-19. O equipamento aumenta a capacidade analítica instalada, além de contribuir para a redução do tempo necessário para extração de RNA viral, etapa necessária para a realização dos testes de RT-PCR para detecção do novo Coronavírus (Covid-19).

Os equipamentos proporcionam mais rapidez na testagem da doença e cada um tem a capacidade de processar 95 amostras em até 40 minutos. O processamento manual leva, em média, duas horas e meia. O material foi entregue no final de dezembro pelo Ministério da Saúde que, por sua vez, recebeu a doação da empresa JBS, por meio do programa Fazer o Bem Faz Bem – Alimentando o Mundo com Solidariedade.

Após a pandemia, o extrator de RNA poderá ser utilizado para diagnosticar doenças virais como influenza, HPV, vírus da hepatite B e C, entre outras. Com a redução no tempo de processamento, a expectativa é que o laboratório também otimize a utilização dos seus kits de coleta para exames.

Além do Espírito Santo, outras 20 unidades da Federação foram beneficiadas: Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Roraima, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.