error: O conteúdo está protegido !! Compartilhe
A18a4fd91a4d81dccf1abc73e5afc150

Espírito Santo recebe discussão sobre atenção primária em workshop de saúde do Cosud


Espírito Santo recebe discussão sobre atenção primária em workshop de saúde do Cosud 1
O SECRETÁRIO Nésio Fernandes ministrou o primeiro painel do dia, sobre “Os desafios da APS como ordenadora da Rede de Atenção à Saúde”.

Teve início na manhã desta segunda-feira (04) o workshop “Atenção Primária à Saúde – os desafios da APS como ordenadora da Rede de Atenção à Saúde”, do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud).

O evento vai até esta terça-feira (05) e acontece por meio da Secretaria da Saúde (Sesa). O workshop conta com a presença de representantes dos sete estados que compõe o Cosud, que se reúnem no auditório da Escola Técnica de Saúde (Etsus), na Ilha de Santa Maria, em Vitória.

Em sua fala, o secretário Nésio Fernandes enalteceu o Cosud, que em pouco tempo conseguiu organizar espaços de discussão como este.

“O consórcio dá certo quando ele consegue, tão rapidamente, organizar espaços, fóruns e oficinas para poder qualificar também as nossas percepções dos grandes temas da saúde pública brasileira. Quando colocaram em pauta a Atenção Primária em Saúde em reuniões no Cosud, construímos a intenção de realizar esse espaço no Estado do Espírito Santo e de poder compartilhar boas experiências, percepções e desafios comuns aos estados de entenderem no processo e apoiarem a APS”, disse o secretário.

A diretora de Ações em Saúde da Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul, Ana Lúcia Costa, veio representando a secretária de Estado da Saúde, Arita Bergmann, pontuou a importância do evento como “a união do grupo para conversar sobre alternativas, melhorias e construções coletivas do Ssistema Único de Saúde”.

“Estamos aqui para aprender com todos vocês, e também para contribuir, e sair com orientações, medidas e possibilidades olhando para atenção primária como a ordenadora do cuidado. É preciso que uma boa atenção primária mova as pessoas no sentido que a atenção ambulatorial e secundária seja usada tão somente quando necessária. Justamente para termos condições de fazer valer todos os nossos recursos para efetivamente o que o usuário precisa”, falou Ana Lúcia.

Participaram da abertura o presidente do Conselho Estadual de Saúde do Espírito Santo, Luiz Carlos Reblin; o superintendente do Ministério da Saúde no Espírito Santo, Barolomeu Lima; e a secretaria Municipal de Saúde de Vitória, Cátia Cristina Vieira Lisboa. Estiveram presentes também os subsecretários de saúde Gleikson Barbosa, Rafael Grossi e Tadeu Marino, e o superintendente de saúde, José Maria Justo.

Os desafios da APS e o papel do Estado em seu fortalecimento

Pela manhã, o secretário Nésio Fernandes ministrou o primeiro painel do dia, sobre “Os desafios da APS como ordenadora da Rede de Atenção à Saúde”.

“A atenção básica não é só para fazer a prevenção naquele conceito da promoção da saúde. A atenção primária não pode ser básica, precisa ser ampla, integral e resolutiva”, explicou Nésio Fernandes.

O secretário abordou também a complexidade de transformar a APS em ordenadora da Rede, que é preciso ser trabalhada como política de Estado. “A complexidade em transformar a atenção primária como coordenadora do cuidado e ordenadora da Rede obriga que não existam soluções únicas. Tem que de fato construir soluções para a rede inteira e nas diversas faces”, falou.

No painel seguinte, o representante do Ministério da Saúde, o diretor do Departamento de Saúde da Família, Otávio D’Avila, falou sobre “O papel do Estado no fortalecimento da APS”.

Em sua fala, Otávio pontuou que o fortalecimento passa por desenvolver políticas as que sejam centradas nas pessoas, com base no fortalecimento dos atributos.

“Mas também trazendo transparência, flexibilidade e autonomia para que o gestor possa montar o seu modelo de APS com base no que deu certo no mundo e no Brasil, porém, respeitando as características locais”, disse o representante do Ministério da Saúde.

À tarde, os participantes foram divididos em grupos e participaram de oficinas que abordaram temáticas como financiamento da APS; avaliação APS – ferramentas e indicadores; assistência farmacêutica; integração com a média complexidade (planificação); e integração com a vigilância em saúde.

Workshop “Atenção Primária à Saúde – os desafios da APS como ordenadora da Rede de Atenção à Saúde”

Criado em março de 2019, o Consórcio de integração Sul e Sudeste (Cosud) reúne os governos do Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. O Cosud é um ambiente de discussões e entendimentos sobre diversos temas, incluindo a saúde pública.

O workshop “Atenção Primária à Saúde – os desafios da APS como ordenadora da Rede de Atenção à Saúde” é uma das ações oriundas das reuniões do Cosud ao longo deste ano.

Nesses dois dias de reuniões do eixo de saúde serão debatidas as estratégias para ampliar o acesso e o provimento de profissionais. A educação permanente como eixo estruturante da organização do trabalho em saúde, os desafios da APS como ordenadora da rede de atenção à saúde e o papel do Estado no fortalecimento da atenção primária à saúde.

Programação:

Segunda-feira (04/11):

9h45 – Painel: “Os desafios da APS como ordenadora da Rede de Atenção à Saúde”

10h30 – Painel: “O papel do Estado no Fortalecimento da APS”;

14h às 16h – Metodologia: café mundial

1° grupo: financiamento da APS e a assistência farmacêutica;

2° grupo: avaliação APS – ferramentas e indicadores

3° grupo: integração com a média complexidade (planificação) e a integração com a vigilância em saúde.

Terça-feira (05/11):

9h – Painel: “Estratégias para ampliação do acesso, provimento e fixação de profissionais”

10h – Painel: “Educação permanente como eixo estruturante da organização do trabalho em saúde”

11h – Troca de experiências dos Estados consorciados;

12h – intervalo para almoço

15h30 – Troca de experiências dos Estados consorciados;

16h – Grupos de Estudo;

16h30 – Apresentação dos relatórios dos grupos de trabalho, encaminhamentos e agradecimentos.

Serviço:

Workshop “Atenção Primária à Saúde – os desafios da APS como ordenadora da rede de atenção à saúde”, do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud)

Dias: 04 e 05/11 (segunda-feira e terça-feira)

Horário: 08h às 18h

Local: Auditório da Escola Técnica de Saúde (Etsus), Rua Maria de Lourdes Garcia, 474, Ilha de Santa Maria, Vitória.

error: O conteúdo está protegido !! Compartilhe