Espírito Santo e Região do Vêneto vão promover intercâmbio cultural, empresarial e científico

EM REUNIÃO realizada nesta quarta-feira, Casagrande ressaltou a importância da parceria entre os Estados.

 

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, e o presidente da região do Vêneto, no Norte da Itália, Luca Zaia, acertaram a confecção de um Memorando de Cooperação cultural, empresarial e científico entre os dois Estados. A reunião aconteceu nesta quarta-feira (25) durante a Feira Internacional de Comércio de Pedras, Design e Tecnologia (Marmomacc), que acontece em Verona, no Vêneto. O Consulado Brasileiro na Itália deve mediar a produção desse acordo.

Casagrande ressaltou a importância da parceria entre os Estados, que têm em comum uma gestão fiscal de destaque, estando entre as melhores de seus países. “A região do Vêneto é uma das regiões mais organizadas da Itália com boa gestão fiscal e financeira, o que condiz com a realidade do nosso Estado. Acho muito importante esse termo de cooperação”, afirmou o governador, que recebeu de presente uma bandeira do Vêneto, considerada uma das mais antigas do mundo – com 1100 anos de história.

O presidente do Vêneto, ressaltou a ligação entre as duas regiões e aproveitou para agradecer a visita do chefe do Poder Executivo capixaba. “Muitas coisas nos ligam ao Brasil e ao Espírito Santo. Casagrande, inclusive, é um sobrenome da minha cidade. Essa região é uma das primeiras em produção industrial e conta com 600 mil empresas. Temos muitos vênetos fora da região e temos muito orgulho em saber que os descendentes ocupam cargos importantes em seus países, como é o caso do governador Casagrande. Temos maior prazer em estreitar os laços comerciais com o Espírito Santo. De nossa parte as portas sempre estão abertas”, disse Luca Zaia.

Marmomacc

Para atrair investimentos ao Espírito Santo, o governador Casagrande e o diretor-presidente do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), Maurício Cézar Duque, participam da Feira Internacional de Comércio de Pedras, Design e Tecnologia 2019. O evento teve início nesta quarta-feira (25) e segue até o sábado (28), em Verona, na Itália. A feira reúne profissionais da indústria de rochas ornamentais de diferentes partes do mundo.

A feira é um ponto para negócios, desenvolvimento e transferência de conhecimentos no setor, em que especialistas e empresas se encontram e discutem tendências, além de inovações da indústria de pedras e tecnologia. A Marmomacc é a maior feira do mundo no setor com 350 metros quadrados de exposição.

Antes da abertura oficial do evento, o governador do Espírito Santo se reuniu com o presidente do Grupo Verona Fiere, Maurizio Danese, organizador da feira. Em seguida, toda a comitiva capixaba participou da abertura do evento. Na solenidade, Casagrande destacou a importância da feira e do setor para o Estado.

“É a maior feira de pedras e maquinários do setor em todo o mundo. Uma feira gigante com dezena de galpões. Estamos participando da feira, pois o Espírito Santo tem como um dos setores mais importantes de sua economia o setor de pedras e rochas ornamentais. Temos aqui cerca de 40 empresas capixabas ou de fora que atuam em nosso Estado. Esse número mostra o nosso potencial. É bom estarmos presentes, pois conseguimos conversar com mais empreendedores para que possamos levá-los para o nosso Estado, gerando oportunidades e novos empregos. Por isso estamos aqui fazendo contato com diversas empresas e setores de todo o mundo”, enfatizou o governador.

O Governo do Estado também participa da feira com a atuação do Bandes, que tem inúmeras linhas de crédito para o setor. O diretor-presidente do banco destaca o potencial do Espírito Santo no mercado de exportação para o setor de rochas, tendo em vista que o Estado possui uma das maiores reservas de mármore e granito do Brasil, além da atuação da instituição financeira no mercado.

“O Bandes tem uma participação exitosa no desenvolvimento do Estado e nosso trabalho é ampliar essa atuação, com a intensificação de parcerias. Queremos apoiar bons projetos que agreguem valor ao desenvolvimento regional do nosso Estado, em aderência ao plano do Governo do Estado. Estamos abertos a trazer soluções financeiras que gerem renda e fortaleçam cadeias produtivas integradas”, apontou Maurício Cézar Duque.

O governador Casagrande percorreu todos os estandes brasileiros na feira. Na parte da tarde, ele recebeu a comitiva de várias empresas de outros países interessadas em investir no Espírito Santo. Casagrande levou um material informativo, que foi entregue aos empresários sobre as potencialidades e o atual momento fiscal e financeiro do Estado.

A comitiva capixaba embarca de volta para o Brasil nesta quinta-feira (26) e chega ao Estado na sexta-feira (27), por volta das 10h.