Espírito Santo é o terceiro maior produtor de cachaça do Brasil

Espírito Santo é o terceiro maior produtor de cachaça do Brasil, segundo o Ministério da Agricultura. Um estudo realizado comprovou que o estado tem 74 produtores registrados, atrás de Minas Gerais, com 421, e São Paulo, que tem 126. São Roque do Canaã é o segundo município com maior número de fabricantes, sendo 10, enquanto Belo Horizonte lidera o ranking com 19.

Bebida genuinamente nacional, a produção de aguardente e de cachaça no país está presente em mais de 800 municípios de 26 unidades da Federação, a exceção é Roraima. 

São 951 produtores de cachaça e 611 de aguardente registrados no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento que, somados, representam cerca de um quarto do total de produtores de todas as bebidas registradas e produzidas no país, que é de 6.362. Os dados, constam do estudo A Cachaça no Brasil – Dados de Registro de Cachaças e Aguardentes, lançado na terça-feira (28) pelo ministério.

Esta é a primeira vez que o ministério realiza um estudo sobre a produção destes destilados. O levantamento mostra que existem 3.648 cachaças e 1.862 aguardentes de cana registradas no ministério. A Região Sudeste aparece com a maior produção de cachaça, seguida da Região Nordeste e depois a Sul.

O estudo também faz uma distinção entre aguardente e cachaça. O ministério reconhece como cachaça, que é feita a partir do mosto (líquido) fermentado do caldo da cana-de-açúcar, com composição alcoólica que pode variar entre 38% e 48%. Enquanto a aguardente pode ser também um destilado alcoólico simples, mas com composição alcoólica entre 38% e 54%.