Esesp realiza primeira turma do curso de Introdução à Libras

PARA o mês de novembro, a Esesp está com uma nova turma do curso de Libras.

Cerca de 40 servidores participam, nesta semana, da primeira turma do curso “Introdução à Língua Brasileira de Sinais (Libras) ”, promovida pela Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp). Aberta à participação de profissionais do Estado e dos municípios, a capacitação é a primeira oferta do novo Eixo de Aprendizado elaborado pela instituição, chamado “Inclusão”.

O objetivo é conscientizar sobre a importância da Libras no contexto social e sua historicidade, além de levar os participantes a conhecerem, compreenderem e valorizarem a Língua Brasileira de Sinais, a fim de contribuir para a melhoria da comunicação entre surdos e ouvintes nos mais diversos ambientes e situações, incluindo no atendimento realizado pelas instituições públicas.

O curso é comandado pelo docente e especialista Flávio Eduardo Rodrigues e conta com a interpretação de Lucas Dias. Durante os encontros, os servidores terão acesso a uma exposição história e cultural da Libras, além de poderem conhecer e utilizar cumprimentos básicos que vão colaborar para o processo de inclusão da pessoa surda.

O docente Flávio explicou que ficou surpreso ao ver que a turma não era composta apenas por pessoas ligadas à comunidade, mas por profissionais de diversas áreas, como Saúde e Segurança Pública. Ainda de acordo com ele, a proposta é que este seja um momento introdutório, de curta duração, mas focado na prática.

A diretora-presidente da Esesp, Nelci Gazzoni, explicou que a decisão de inserir a formação na programação mensal da Esesp surgiu das diversas demandas feitas pelos cursistas e pela necessidade de aprimorar o acolhimento de pessoas surdas nos espaços públicos, garantindo um atendimento efetivo e de qualidade. Para ela, ver a sala de aula cheia mostra que a decisão foi correta.

“Tivemos uma alta procura e vimos o preenchimento de todas as vagas. Isso traz uma satisfação muito grande, porque revela que o ensino da Libras era uma necessidade e tema de interesse entre nossos servidores. A partir dessa primeira experiência, vamos pensar em novos momentos que podem ser disponibilizados para fortalecer o processo de inclusão”, disse Nelci Gazzoni.

Para o mês de novembro, a Esesp está com uma nova turma do curso “Introdução à Língua Brasileira de Sinais (Libras)”. Além disso, os servidores que já participaram desse primeiro momento poderão dar continuidade aos estudos com o segundo módulo da capacitação, que também será ofertado em novembro.