Escolas da Rede Estadual contam com apoio psicossocial e orientação interativa

 

Inicialmente o Apoie é composto por uma equipe (psicóloga, assistente social e pedagoga) localizada na Unidade Central.

As escolas da Rede Pública Estadual contam com a Ação Psicossocial e Orientação Interativa Escolar (Apoie), que promove ações relativas às demandas psicossociais presentes no cotidiano escolar. Com esse programa, a Secretaria da Educação (Sedu) contribui para o desenvolvimento intelectual, emocional e social dos estudantes. As ações também fomentam, junto à escola, a construção de narrativas e soluções que colaborem positivamente com o bem-estar, o rendimento escolar e sua integração com a sociedade.

As atividades do projeto consistem ainda em: realizar reuniões no âmbito da unidade escolar para elaboração de intervenções mediante evidências de demandas psicossociais; identificar as questões psicossociais que impactam a comunidade escolar; mapear a rede de atendimento público de saúde, assistência social e demais instâncias que compõem a rede de proteção, estabelecendo parcerias; construir formulários e protocolos que orientem o atendimento às escolas; conduzir ações de prevenção, visando à melhoria da saúde emocional no ambiente escolar; estabelecer parcerias com a Secretaria de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social, Secretaria de Direitos Humanos, Secretaria da Saúde e Ministério Público, bem como com instituições privadas.

Inicialmente o Apoie é composto por uma equipe (psicóloga, assistente social e pedagoga) localizada na Unidade Central. A ação tem expectativa de expansão para as Superintendências Regionais de Educação (SRE) da região metropolitana até o fim do ano letivo de 2020 e para as SRE’s do interior até 2021.

Confira a Portaria nº 108 AQUI.

Mais informações no telefone (27) 3636-7723.