The news is by your side.

ES tem cinco mortes por dengue nos primeiros três meses de 2020

Cuidados com locais que podem se tornar criadouros devem ser redobrados.

Nos três primeiros meses deste ano, o Espírito Santo registrou cinco mortes por dengue, de acordo com dados da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa). Ao todo, são 20 mil casos notificados da doença. O número representa 69,26% da quantidade de casos registrados no mesmo período em 2019 (14.968).

Embora atualmente haja preocupação com o número de casos de novo coronavírus (Covid-19), outras doenças já conhecidas também geram alerta na área da saúde.

O pedreiro José Martins, morador do Centro de Vitória, está entre os doentes. “Eu não estou aguentando, minhas pernas ainda estão doloridas”, disse.

Além disso, a Sesa também chama atenção a chikungunya. Foram notificados, até o momento, 6.406 casos da doença no Estado. São 6.039 notificações a mais do que as registradas no mesmo período do ano passado (367).

“Senti dores, muita dor nas juntas, febre. É uma dor insuportável, que você não consegue pisar, dificuldade para segurar um copo, para lavar um prato”, descreveu a autônoma Cristina Mestri, que foi diganisticada com chikungunya.

Em Vitória, a prefeitura afirmou que mantém os trabalhos de prevenção e combate ao mosquito, mas, durante a quarentena, os agentes de endemias não podem entrar nas casas.

Por isso, é muito importante que os moradores cuidem da casa e do quintal, e evitem deixar água parada.

Para evitar a proliferação do mosquito, basta adotar algumas medidas simples. Veja:

  • Limpar o quintal, jogando fora o que não é utilizado;
  • Tirar água dos pratos de plantas;
  • Colocar garrafas vazias de cabeça para baixo;
  • Tampar tonéis, depósitos de água, caixas d’água e qualquer tipo de recipiente que possa reservar água;
  • Manter os quintais bem varridos, eliminando recipientes que possam acumular água, como tampinha de garrafa, folhas e sacolas plásticas;
  • Escovar bem as bordas dos recipientes (vasilha de água e comida de animais, pratos de plantas, tonéis e caixas d’água) e mantê-los sempre limpos.
você pode gostar também
Comentários
Loading...