error: O conteúdo está protegido !! Compartilhe
A18a4fd91a4d81dccf1abc73e5afc150

Energia Renovável: Potencialidade para o desenvolvimento econômico e sustentável do ES


Energia Renovável: Potencialidade para o desenvolvimento econômico e sustentável do ES 1
Com incidência solar em praticamente todos os meses do ano, o Estado possui uma potencialidade significativa ainda a ser explorada.

 

Investir em fontes de energia renovável é uma ótima opção para empresários que buscam alternativas para redução de custos operacionais. A instalação de placas fotovoltaicas (para aquisição de energia solar) ou aerogeradores (para aquisição de energia eólica) é uma maneira de alcançar a independência energética do negócio com o uso de fontes inesgotáveis.

Atualmente, a conta de energia elétrica representa um dos principais custos fixos das empresas, principalmente nos setores industriais que consomem elevada quantidade para movimentação do parque fabril. O investimento na geração própria tem se tornado uma boa alternativa para redução desta despesa dentro dos empreendimentos, o que significa o redirecionamento do recurso, antes utilizado para a geração de energia necessárias a outras atividades, como modernização e inovação da empresa.

Além dos benefícios financeiros, a implantação dos sistemas contribui para a preservação dos recursos naturais esgotáveis utilizados na produção de energia, como também, para a redução da emissão de gases poluentes nocivos ao meio ambiente e à saúde da população.

No Espírito Santo, a produção energética renovável representou 7,4% de toda energia produzida em 2018, segundo o balanço energético do Estado feito pela Agência de Regulação de Serviços Públicos do Estado do Espírito Santo (ARSP).

Instalação de placas fotovoltaicas
O sistema fotovoltaico é composto pelas placas solares e demais equipamentos do kit de energia solar. Esse sistema transforma a luz do sol em energia elétrica e pode suprir todo o consumo de um empreendimento, como comércio ou empresa, garantindo uma economia de até 95% na conta de luz. O investimento retorna em, aproximadamente, quatro anos, proporcionando mais de 25 anos de geração de energia, que é o tempo de vida útil dos equipamentos instalados.

No Espírito Santo, apenas 1,9% da energia produzida deriva desse tipo de fonte, correspondendo a 36,9 Megawatts (MW), o que faz com que o Estado ocupe o décimo quarto lugar no ranking de estados brasileiros que mais investem em energia solar, segundo levantamento da Aneel/Absolar, deste ano.

Com incidência solar em praticamente todos os meses do ano, o Estado possui uma potencialidade significativa ainda a ser explorada.

Energia Eólica
O Espírito Santo possui grande potencial de investimento para empreendimentos eólico-elétricos. As chamadas, fazendas eólicas, produzem eletricidade de forma limpa, sem emitir gases poluentes na atmosfera, mas dependem de fatores meteorológicos para funcionar. Por isso, é importante que o sistema opere interligado com diferentes fontes de energia, para compensar uma possível falta de vento ou cobrir aumentos na demanda.

Em destaque, a ARSP, aponta duas regiões ao longo do litoral capixaba que apresentam boa potencialidade para o investimento na produção de energia eólica:

Litoral de Linhares: Norte Área com vocação para grandes usinas eólicas (dezenas a centenas de Megawatts), necessárias para diluir os custos da interligação ao sistema elétrico regional.

Municípios de Presidente Kennedy e Marataízes: Litoral Sul
Apresenta vocação para usinas eólicas (dezenas até centenas de Megawatts). Área com menores custos de interligação ao sistema elétrico.

Crédito para Economia Verde
Mesmo com a potencialidade, a utilização de fontes de energia renováveis em terras capixabas ainda é pouco explorada. Como estratégia para mudar esse cenário, o Governo do Espírito Santo oferece alternativas para empresas investirem nos modelos, como, por exemplo, a linha para Economia Verde, disponibilizada pelo Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes).

O que é?
É um financiamento para incentivar o desenvolvimento da eficiência energética, das melhores práticas de controle ambiental e do uso de materiais recicláveis. A linha busca apoiar a adoção de sistemas de produção e consumo que preservem os recursos naturais, utilizem fontes de energia renováveis, mantenham a vegetação nativa, além de outros procedimentos que contribuam para a correta utilização de ativos ambientais.

O que pode ser financiado?
Investimentos em energia renovável e eficiência energética;
Apoio a empresas que utilizem subprodutos ou produtos reciclados como principal matéria-prima em seus processos produtivos; Condicionantes ambientais aplicadas pelos órgãos competentes;
Apoio a empresas participantes da cadeia de materiais reaproveitáveis; Investimentos no controle ambiental;
Apoio a projetos com capital de giro associado (financiando investimento fixo e capital de giro).

Quais são as principais vantagens?
Isenção de Imposto sobre Operações Financeiras (IOF);
Financia implantação de negócios e até 100% do valor do investimento;
Financiamento de investimentos nos 12 meses anteriores ao protocolo da solicitação;
Financiamento de equipamentos importados;


error: O conteúdo está protegido !! Compartilhe