Em Pinheiros, comerciantes contratam segurança particular para combater furtos e roubos

Não é de hoje que lojistas e comerciantes de Pinheiros sofrem com a onda de roubos, furtos e arrombamentos. Em 2012 chegaram a fazer um evento em praça pública cobrando mais segurança. De lá para cá pouca coisa mudou e a insegurança atinge comerciantes e clientes. Nos últimos anos ocorreram centenas de delitos deste tipo em diversos estabelecimentos do comércio local.

Foto e Texto: Juscimar Pereira

Mesmo com todo o empenho da Policia Militar de Pinheiros que realiza trabalho ostensivo no centro da cidade visando coibir crimes contra o comercio, os infratores aproveitavam a ausência da policia para cometer os delitos.

Cansados de tanta insegurança, alguns estabelecimentos comerciais de Pinheiros vêm chamado a atenção pela contratação crescente de segurança particular. A atitude dos lojistas começou em 2018 e comerciantes já relatam melhora na segurança.

A nossa equipe de reportagem conversou com dois comerciantes e com o comandante da equipe de segurança contratada. Todos relataram que o alto índice de assaltos no comércio foi o que motivou os comerciantes a contratarem uma equipe de segurança para tentar coibir algum tipo de ação criminosa.

Para os comerciantes a sensação é de mais tranquilidade, contudo, permanecem insatisfeitos com a falta de apoio do poder público.

De acordo com a comerciante Maria José Ziviane, os comerciantes estão exercendo uma função que não é deles, mas foi obrigada a contratar os seguranças para que clientes, colaboradores e os próprios comerciantes tenham mais tranquilidade.

“A gente não precisava contratar segurança particular porque quem deve nos proporcionar segurança é o município e o estado, essa competência é exclusiva destes entes, afinal de contas, é para isso que pagamos o nosso imposto, entretanto, todo investimento é bem-vindo.”

Maria José destacou que o trabalho da equipe tem surtido efeito e é visível que o investimento está valendo a pena.

“Percebi que após a contratação dos seguranças os crimes contra o comércio tiveram uma grande queda, estamos mais tranquilos para trabalhar”, pontuou.

A comerciante ressaltou que apesar do custo com segurança, o preço dos produtos não sofreu qualquer impacto para o consumidor e que irá sugerir a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e Prefeitura para que contribuam com os comerciantes para arcar os gastos com segurança.

Quem também está satisfeito com o trabalho da equipe de segurança é o Farmacêutico Carlos Roberto Sherrer Bento. Segundo ele, hoje os comerciantes trabalham com mais tranquilidade, o que não ocorria no passado.

“Desde quando essa equipe foi contratada percebemos uma grande redução de crimes contra o comércio, a polícia militar não consegue estar em todos os lugares ao mesmo tempo, desta forma, todo tipo de segurança é

importante. Antes a gente vivia a mercê da criminalidade. A prefeitura e o governo do estado deveriam nos ajudar de forma mais efetiva para garantir mais segurança e tranquilidade, pois, não sabemos o dia nem a hora que o crime irá ocorrer”, destacou.

Carlos Roberto disse ainda que o investimento em Segurança Particular já estava previsto no orçamento da empresa, sendo assim, não foi repassado para o consumidor.

De acordo com o comandante da equipe, Adilson Martins de Almeida, há mais de dois anos que o seu grupo atua no centro da cidade e redondezas e, já percebeu que o índice de crimes contra o comercio tem reduzido de forma significante.

“É nítido tanto pela nossa equipe e pelos comerciantes que o índice de furtos, roubos e arrombamentos no comércio teve uma grande redução, graças ao excelente trabalho de nossa equipe que anda por todo o centro da cidade e no entorno, destacando que temos recebido um importante apoio da Policia Militar”, pontuou o comandante.