EDP alerta para onda de calor mais intensa e reforça dicas de economia para evitar reflexo na conta

Nos últimos dias do verão, que termina em 20 de março, o Espírito Santo pode enfrentar temperaturas ainda mais altas devido a uma massa de ar quente formada na Argentina e no Paraguai e que está se deslocando para o Brasil. Esse fenômeno, conhecido como “bolha de calor”, provoca um calor intenso e prolongado, elevando as temperaturas em até 10 graus acima da média nacional para este mês. Isso pode refletir em um aumento na conta de luz, uma vez que, nessas condições climáticas, os aparelhos de refrigeração consomem mais energia, mesmo sem uma mudança nos hábitos. A EDP, distribuidora de energia elétrica do Espírito Santo, reforça a importância de adotar medidas para manter o uso eficiente da energia.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), neste final de semana (16 e 17/03), a capital do Espírito Santo, Vitória, pode atingir uma temperatura máxima de 37ºC. No Sul do estado, em Cachoeiro de Itapemirim, a máxima prevista é de 36ºC, enquanto na região Norte, o termômetro em Linhares pode marcar até 35ºC.

Em períodos de temperaturas acima da média, a demanda por eletricidade para climatização e refrigeração também se intensifica; aparelhos como geladeira, freezer e ar-condicionado exigem mais para rejeitar o calor do ambiente e atingir a temperatura interna programada.

“Entre outros fatores, isso acontece porque os aparelhos de refrigeração precisam consumir mais energia para manter o mesmo desempenho comparado com épocas de temperaturas mais amenas. Por exemplo, em condições de temperatura ambiente mais elevada, o consumo de energia pode ser de até a 20% para cada 5°C a 10°C acima da temperatura ambiente padrão para a qual o refrigerador foi projetado”, explica o gestor da EDP, Adilson Herzog.

Segundo estudos, esse percentual de aumento de consumo pode ser ainda maior quando o equipamento é utilizado diariamente (com a abertura de portas), devido a troca de calor com o ambiente externo. Além disso, o aumento do consumo de energia pode variar ainda com base nas condições e características do refrigerador.

Segundo a Organização Meteorológica Mundial (OMM), o ano de 2023 foi considerado o mais quente em 174 anos de medições meteorológicas. No mesmo ano, em novembro, a EDP registrou um aumento significativo no consumo de energia em sua área de concessão. De acordo com o levantamento da Concessionária, na ocasião, o aumento foi de 22,5% em comparação ao mesmo período do ano de 2022.

Nesse contexto, o uso responsável de energia elétrica torna-se fundamental. Medidas simples, como ajustar o termostato para uma temperatura confortável, manter portas e janelas fechadas enquanto o ar-condicionado está ligado, e desligar dispositivos eletrônicos quando não estão em uso, podem fazer uma grande diferença. Confira mais dicas para minimizar o impacto no orçamento:

– Evite deixar aparelhos em stand-by e desligue-os quando não estiverem em uso.

– Opte por utilizar máquinas de lavar em sua capacidade máxima. O mesmo vale para o ferro de passar roupa. O ideal é reunir um volume de peças e passar todas de uma vez.

– A geladeira corresponde em média a 30% do consumo total de uma casa. Antes de abrir a geladeira pense no que precisa, ou seja, diminua o tempo em que a porta ficará aberta.

– A geladeira deve ficar longe de locais quentes, como o fogão ou locais que pegam sol. Ajustar a temperatura interna também pode ajudar a economizar.

– Não seque roupas atrás da geladeira e não guarde alimentos muito quentes. Faça sempre o degelo do aparelho, caso o modelo não seja frost free.

– Com relação ao televisor é importante não deixar o aparelho ligado sem ninguém assistindo, assim como outros eletroeletrônicos que devem ser retirados da tomada;

– Com o calor, hábitos do inverno devem ser deixados de lado. O chuveiro deve estar na posição “verão” ou, preferencialmente, desligado.

–  O uso diário de ventiladores e aparelhos de ar-condicionado é necessário, mas em dias com temperaturas amenas prefira ligar o ventilador. O aparelho de ar-condicionado consome mais energia. Se for usá-lo, coloque-o na temperatura 23 graus ou maior e programe para que desligue automaticamente;

– Mantenha cortinas e persianas abertas durante o dia para aproveitar a luz solar e reduzir a necessidade de iluminação artificial.

– Sempre que deixar um ambiente, desligue a luz.

– Opte por equipamentos mais eficientes em termos energéticos, como lâmpadas LED e aparelhos classificados com alta eficiência energética, pode ajudar a reduzir o consumo e os custos.

 – Assegure-se de que os aparelhos e sistemas de climatização estejam em bom estado de funcionamento, realizando manutenções preventivas regularmente.

– Ao adquirir um produto, o ideal é que o consumidor esteja atento às classificações que constam no selo Procel, que varia de A (mais eficiente) a G (menos eficiente). Opte sempre pelo aparelho de consumo A.