Dia Mundial do Meio Ambiente é marcado por diversas ações em escolas da Rede Estadual

Desde o início do ano letivo, as escolas da Rede Estadual desenvolvem ações em conscientização da preservação do meio ambiente. E, nesta quarta-feira (05), “Dia Mundial do Meio Ambiente”, o tema ganhou força com atividades e culminâncias de projetos relacionados ao assunto.

Entre essas unidades está a Escola Professor José Veiga da Silva, de Marataízes, que apresentou um ‘Desfile Ecológico’, em que as roupas foram confeccionadas com material reciclado. “A educação Ambiental não deve ser tratada como algo distante do cotidiano dos alunos, mas como parte de suas vidas. É de suma importância a sensibilização da preservação do Meio Ambiente para a nossa vida e de todos os seres vivos”, disse a professora Crislaura Souza Rittberg.

As atividades foram desenvolvidas por meio de aulas expositivas, pesquisas, produção textual e atividades de forma lúdica e interdisciplinar, priorizando todos os eixos temáticos referentes aos objetivos do projeto; bem como proporcionar o conhecimento e a sensibilização dos alunos acerca dos temas que envolvam meio ambiente e cidadania. As iniciativas visam, ainda, desenvolver a construção de atitudes para a preservação e o desenvolvimento sustentável”, destacou Crislaura.

Escola em Tempo Integral São Pedro

Para comemorar as duas datas destinadas à proteção do meio ambiente: Dia da Mata Atlântica, celebrada no último dia 27, e o Dia Mundial do Meio Ambiente, nesta quarta-feira (05), o professor Herrysson levou os alunos dos 1º anos para uma aula de campo no Parque da Fonte Grande, para inspirá-los a montarem uma mostra sobre biomas. “Para essa mostra, os alunos produziram maquetes ilustrando os biomas estudados por eles. O Parque disponibilizou um mapa gigante de Vitória para que estudantes e pais pudessem explorar e conhecer a cidade através dele. Também foram disponibilizados banners com informações sobre a Mata Atlântica” contou Herrysson.

A ação contou com a parceria da Secretaria Municipal de Meio Ambiente da Prefeitura de Vitória e a Administração do Parque da Fonte Grande.

Escola em Tempo Integral Afonso Cláudio

Também nesta quarta (05), a Escola Afonso Cláudio realizou a ‘Blitz do Bem’, uma ação socioeducativa com parceria da Polícia Militar e de viveiros de mudas do município . A ação aconteceu na Avenida Presidente Vargas, onde foram feitas doações de mudas e sacos de lixo para carro. O objetivo foi sensibilizar a população em relação aos impactos ambientais.

Para o aluno João Pedro Galvani, “ nossa atividade foi muito relevante, uma vez que o objetivo principal foi sensibilizar a população sobre a preservação dos recursos naturais, queremos contribuir com um futuro do ecossistema local e com a nossa formação”, disse.

A professora Danilia Lopes da Silva, idealizadora do evento, falou sobre a proposta. “Os projetos e ações escolares devem ultrapassar os muros da escola e ‘contaminar’ a sociedade, para que objetivos educacionais sejam de fato concretizados, e promovam melhorias na qualidade de vida de modo geral”, ressaltou.

Escola Alto Jatibocas

A Escola Alto Jatibocas, em Itarana, utilizou da metodologia alternativa para enfatizar a data. A metodologia trata-se de um ‘laboratório verde’, que é um local onde os alunos desenvolvem atividades de cuidados com o solo, o meio, a água e realizam experiências contextualizadas com os conteúdos dados em sala de aula.

Nesta quarta (05),  os estudantes, juntamente com a professora Estefânia Demuner Toniato, esteviveram no local para uma atividade com a turma do 6º ano do Ensino Fundamental. “Preparamos mais mudas a partir das sementes coletadas pelos alunos. A maior parte está sendo plantada em garrafas pet, aproveitando também para trabalhar a reciclagem. A Educação Ambiental é um ramo da educação cujo objetivo é a disseminação do conhecimento sobre o ambiente, a fim de ajudar à sua preservação e utilização sustentável dos seus recursos, e essa educação deve ser uma prática cotidiana e não apenas uma atividade isolada no dia 05 de junho”, falou.

Escola Eurico Salles

Durante esta semana e no decorrer do mês de junho, a Escola Eurico Salles, de Itaguaçu, está com várias ações a serem desenvolvidas com alunos. Dentro das programações, a Engenheira Agrônoma Jamile Figueiredo Prando, professora de Gestão de Meio Ambiente da 1ª Série do Curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio, direcionou os alunos a uma ação ‘ajudar reflorestar uma área degrada’.

“Através da iniciativa, os alunos e a professora conseguiram doações de mudas de plantas nativas. Além disso, os alunos seguiram para reflorestar a área. Foi possível contar com a participação do Coordenador de Desenvolvimento Rural Sustentável da Prefeitura de Itaguaçu Vanderson Angelo Zager que nos direcionou a área. Essa semana só foi início de um trabalho, pois temos em mente o desenvolvimento de outro projeto nesse sentido”, contou a professora.

Escola Ilda Ferreira da Fonseca Martins

A Escola Hilda Ferreira, de São Gabriel da Palha,  desenvolveu com os alunos ações para marcar o Dia Mundial do Meio ambiente. Entre as ações foi construído um mural com imagens e informações sobre a mata atlântica, palestra e doação de mudas de espécies de árvores urbanas, buscando fortalecer hábitos, atitudes, valores de cidadania e principalmente aqueles voltados à preservação do meio ambiente. “Precisamos ensinar nossos alunos a amar verdadeiramente a natureza, para que compreendam que fazemos parte dela. E que eles tenham o comprometimento com as causas ambientais e que possamos ter no futuro uma geração bem melhor”, disse Fernanda.

Escola Rio Bananal

Os estudantes da Escola Rio Bananal, localizada no município de mesmo nome, foi realizaram a ‘Blitz Ambiental’. Pelas ruas, os alunos distribuíram 180 mudas de árvores nativas de mata Atlântica, Ipês roxo, amarelo, branco e Pau Brasil.